Pular para o conteúdo principal

ESTRANGEIROS SE DESPEDEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COM ELOGIOS À CIDADE AO ENSINO


Mayra Luisa, da Angola, espera ingressar em algum programa de pós-graduação e Keven Lopes, de Cabo-Verde, vislumbra possibilidades de emprego com a retomada do turismo em sua terra natal 
Com elogios à qualidade do ensino na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e à receptividade dos juiz-foranos, os estrangeiros que colam grau pela instituição entre os próximos dias 15 e 17 vão se despedindo de suas faculdades. 

Ao todo, são dez alunos com origem em variados países, como Cabo Verde e Suécia, os quais seguem para a vida profissional com diferentes objetivos.

O idioma compartilhado ajuda a explicar a grande predominância de alunos vindos de ex-colônias portuguesas na África para estudarem na UFJF, assim como o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). 

Por meio dessa iniciativa, são oferecidas oportunidades de ensino superior em países com os quais o Brasil mantém acordos culturais e educacionais. Por isso, na UFJF, é comum se deparar com estrangeiros vindo de nações como Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau, que acabam criando laços com o país.

É o caso do cabo-verdiano Keven Lopes, prestes a completar nove anos na UFJF. Ele chegou no primeiro semestre de 2008 para estudar Engenharia Civil e, apesar de falar português, as diferenças no idioma e no sotaque e o modelo de ensino brasileiro representaram obstáculos no começo. 

“O ensino aqui é bem diferente, já que em Cabo Verde nós somos mais influenciados pela Europa. E tem até mesmo a língua, já que no nosso país temos muita presença também do crioulo.”

Para sua adaptação, Lopes destaca como fundamental a receptividade das pessoas: “Pessoal sempre nos acolheu muito bem. No final, tudo deu certo. As pessoas gostam dos estrangeiros que chegam.” 

Sobre Juiz de Fora, o cabo-verdiano diz que o município possui boas características para quem quer estudar: “A cidade é ideal para estudar. Tem tudo, desde segurança até a ser uma cidade muito boa para se viver. Além disso, o povo é muito acolhedor, e a Universidade é uma das melhores do Brasil.”

O trato dispensado pelas pessoas também é destaque de Isabel das Dores, que chegou de Guiné-Bissau no segundo semestre de 2012 para estudar Psicologia: “Apesar dos desafios e dificuldades, acho que tudo foi muito positivo, tanto academicamente, como no relacionamento com as pessoas.” A estudante só estranhou os trabalhos em equipe na sala de aula: “A coletividade, o trabalho em grupo que tem aqui, não são tão comuns assim na Guiné.” 

Para Isabel, a experiência positiva se deve em grande parte à “graça de ter tido uma turma muito boa e ser muito bem recebida.” 

A estudante é oriunda da capital de seu país, Bissau, município que concentra grande parte dos cerca de 1,8 milhão de habitantes da pequena nação na costa ocidental da África. 

Sobre o futuro, Isabel agora aguarda o resultado da seleção do curso de mestrado. Se conseguir a aprovação, permanecerá no Brasil. Caso contrário, não descarta retornar ao país natal.

Situação semelhante é a da angolana Mayra Luisa, que veio para a UFJF no primeiro semestre de 2012 para estudar Administração. 

Com o fim do curso, a aluna aguarda os resultados dos programas de pós-graduação para definir seu futuro. 

Mayra deixou a província de Cabinda, no norte do país, seguindo os passos de sua irmã mais velha, formada em Engenharia Civil pela UFJF, e aprovou o ensino recebido: “A Universidade é muito boa, tem uma visão bem ampla, independentemente do curso. Desenvolve uma visão mais crítica, menos focada no mercado.” 

Sobre a cidade, Mayra ressalta ter convivido com “uma nova cultura, muito diferente” e, na UFJF “tem pessoas de várias regiões do país”.

Mudança na rota
Desde 2008 no Brasil, momento em que o país vivia bom desempenho econômico, em especial para a construção civil, Keven Lopes presenciou os momentos de auge e de queda do mercado econômico brasileiro. 

Segundo ele, quando decidiu vir para o Brasil, esta era a escolha de muitos de seus colegas, considerando também a proximidade entre os países “O Nordeste é muito próximo para nós, é possível se chegar com um voo apenas”. As capitais Natal e Fortaleza foram o destino de muitos amigos na época, aponta Lopes.

No entanto, com o fim da alta no preço das commodities que beneficiaram o Brasil, Lopes observa que “cada vez vem menos gente de lá para cá”. 

A recuperação europeia também fez aumentar o fluxo de turistas em seu país, melhorando as condições da população: “Vão muitos portugueses pela proximidade, mas também tem ingleses, espanhóis, italianos. Vai gente da Europa toda.” Lopes enxerga a retomada do turismo como um atrativos para voltar à Cabo Verde: “Onde tem turistas, tem que se construir hotéis, restaurantes, lojas, e tudo mais. Realmente, do jeito que o Brasil está hoje, é complicado ficar.”

Oportunidade nos países em desenvolvimento
Criado em 1964, o PEC-G hoje contempla 59 países, em três regiões: África, Ásia, América Latina e Caribe. 

O programa é uma iniciativa dos Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação, em parceria com universidades estaduais e federais em todo o Brasil. 

Por meio do PEC-G, alunos que tenham concluído o ensino médio, e com proficiência na língua portuguesa, que tenham entre 18 e preferencialmente até 23 anos, têm a oportunidade cursar gratuitamente a graduação em território brasileiro.
da assessoria UFJF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.