Pular para o conteúdo principal

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: LANÇAMENTO DO PRÊMIO MARCOS LUIZ DOS MARES GUIA TRAZ NOVIDADES


O lançamento oficial da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia aconteceu ontem, dia 23 de março, em Lavras. 

A cerimônia realizada no Salão de Convenções contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, a vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, o pró-reitor de pesquisa da UFLA, Teodorico de Castro Ramalho e os membros da Comissão Julgadora do Prêmio, Márcia Paranho Veloso da Universidade Federal de Alfenas(Unifal) e Wolney Lobato da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).

Durante a cerimônia na UFLA, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, anunciou que em 2017 o prêmio será concedido à Instituição/Empresa e a Empresa Jovem (empresas incubadas, aceleradas, laboratórios que trabalham com pesquisa básica, startups e spinoffs) que, através da pesquisa básica, contribuam de forma significativa para o avanço da ciência e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. “

Estamos aqui para enaltecer a ciência, fomentar CT&I, mas também premiar os talentos que por meio de suas ações e pesquisas possibilitam gerar inovação, oportunidades e renda. Hoje sabemos, por exemplo, que as startups criam e geram empregos e a FAPEMIG vem investindo nisso”, disse Vilela, que também preside a comissão julgadora da premiação. 

Esse ano, o prêmio vai chegar a R$30 mil em dinheiro na soma das duas modalidades e os interessados já podem ter acesso à ficha de inscrição, que está disponível no site de Fapemig.

Para o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, é hora de mudar a mentalidade das Universidades brasileiras que acreditam que o conhecimento deve ficar restrito às academias. Para ele é fundamental a parceria entre a iniciativa privada e a pública, para que o conhecimento gere tecnologia, essa tecnologia gere produtos e que esses produtos gerem infinitas possibilidades de empreendedorismo e negócio. 

“Precisamos ter em mente que somos financiados pela população e como tal temos a missão de retornar para a sociedade, por meio das pesquisas financiadas, os benefícios que contribuam para sua qualidade de vida. Nesse contexto a junção do conhecimento teórico e empreendedorismo são essenciais”, complementa Scolforo. 

Na oportunidade, o pró-reitor da Universidade, Teodorico de Castro, aproveitou para parabenizar pela iniciativa, considerou uma honra para a UFLA sediar o lançamento da premiação e disse esperar que as empresas se sintam estimuladas a concorrer.

Os trabalhos para a divulgação da Chamada do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia seguem hoje, dia 24 de março, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as inscrições para concorrer ao prêmio estarão abertas a partir de amanhã, 25 de março e deverão ser encaminhadas pelos Correios até o dia 2 de junho de 2017, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto - Belo Horizonte – MG - CEP 31035-536.

Sobre o prêmio
O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e será concedido a “Pesquisador” e “Jovem Pesquisador” mineiros, em anos pares; e premiará unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa e “Empresa Jovem” com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares.

Comissão Julgadora do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia 2017
• Evaldo Ferreira Vilela (Presidente) – UFV/FAPEMIG
• Carlos Alberto Pereira Tavares – UFMG
• José Policarpo Gonçalves de Abreu – UNIFEI/CIT SENAI FIEMG
• Marcelo Marcos Morales - CNPq
• Márcia Paranho Veloso – FORIPES/UNIFAL
• Wolney Lobato - PUC Minas

 No caso de dúvidas, encaminhar para premiomaresguia@fapemig.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.