Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O VENCEDOR DO CONCURSO GOURMET 2017


O Festival Gourmet e Cultural de Varginha, no Sul de Minas, realizou seu encerramento no Via Café Garden Shopping com a final do Concurso Gourmet. 

Os oito restaurantes participantes cozinharam ao vivo os seus pratos concorrentes ao título “Sabor que tempera a nossa cidade”.

O grande vencedor foi a “Coxinha da Capetinga”, do Miolos Botequim. O prato venceu o segundo colocado – Degraus Restaurante – no critério de desempate, que era a criatividade no uso do ingrediente obrigatório (frango desfiado Pif Paf). 

A coxinha é feita com massa caseira de angu, recheadas com um refogado de frango desfiado com quiabo picadinho, acompanhado de molho de pimenta cremoso da casa.

Os restaurantes apresentaram seus pratos a cinco jurados: os chefs Felipe Leroy e Ronie Peterson, o consultor gastronômico e representante da FBHA Marcos Valério, o especialista em turismo e representante do Senac Hans Eberhard Aichinger e o idealizador do evento, Wellington Espanha. 

Além do prêmio principal, os participantes também concorrem ao “Queridinho das Mídias Sociais”, com a votação através das curtidas do álbum do Festival Gourmet.

Conheça os vencedores:

Sabor que tempera a nossa cidade:
1º Lugar: Miolos Botequim, com a Coxinha da capetinga
2º Lugar: Degraus, com o Ratatouille de poulet
3º Lugar: Má Cherie, com o Crepe Chérie

Queridinho das Mídias Sociais:
1º Lugar: Água Doce Cachaçaria (463 curtidas)
  
O Festival Gourmet e Cultural de Varginha aconteceu durante os dias 21, 22 e 23 de abril com o evento a céu aberto no estacionamento do Via Café Garden Shopping, seguido da etapa Concurso Gourmet nos bares e restaurantes participantes no período de 21 de abril a 14 de maio.

Durante o segundo semestre de 2017, mais precisamente no mês de setembro, você acompanha o Rota do Sabor Gourmet, que te leva para conhecer os melhores sabores do Sul de Minas. Fique ligado na página do Festival para não perder nenhuma das novidades!

Conheça os jurados

Wellington Espanha
Presidente do Júri, Wellington Espanha é o idealizador do Festival Gourmet, empresário, publicitário e relações públicas, ele também é chef entusiasta.

Chef Ronie Peterson
Chef Executivo do Hotel Senac Grogotó, em Barbacena, Minas Gerais, responsável pela formação de chefs premiados que atuam em grandes restaurantes brasileiros e internacionais, com 23 anos de experiência. 

Ronie participa do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes desde o início. Certificado pelo Culinary Institute of America como cozinheiro internacional, atuou como coach da equipe de cozinha nas edições do evento WorldSkills realizadas na Inglaterra, na Alemanha e na Colômbia. 

O Chef Ronie participou da terceira edição do Festival Gourmet & Cultural de Varginha, no "Chef ao vivo".

Chef Felipe Leroy
Felipe formou-se cozinheiro profissional em 2004, pelo Senac-MG e fez pós-graduação em Direção de Hotéis e Restaurantes pelo Centro Superior de Hotelaria e Turismo de Valencia, na Espanha, onde morou. Na Espanha, trabalhou na rede de hotéis Lido. 

Voltou ao Brasil em 2007 como coordenador de A&B da rede de hotéis Bristol. Hoje, é professor de gastronomia para MBA e pós-graduação do Senac – MG e da Faculdade Estácio de Sá.

 Felipe Leroy é consultor no segmento de hotelaria, bares, restaurantes e industrias do segmento de alimentos e bebidas e foi o Cozinheiro Chefe nos eventos FIFA: em 2013 a Copa das Confederações e 2014 na Copa do Mundo, no Mineirão.

Marcos Valério Rocha
Marcos Valério tem mais de 20 anos de atuação nos setores hoteleiro, turístico e de eventos. Atualmente coordena o escritório regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação - FBHA em Minas Gerais e a empresa Mensagem & Imagem Consultoria e Eventos. 

Gerente Comercial do Merit Plaza Hotel, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, superintendente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Restaurante e da ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais. 

Realizou, nos últimos anos, diversos eventos como Encontro da Hotelaria Mineira, Festival Gastronômico do Mercado Central, Turhotel - Salão de Turismo e Hotelaria, Arraiá Tour e a 1ª edição da Technobar. 

Com formação acadêmica em história, sociologia e marketing, lecionou em importantes entidades de ensino como Sesi-Comar, Senac-MG, Faculdade Estácio de Sá e ministra palestras nas áreas de turismo, hospitalidade e gestão.

Hans Eberhard Aichinger
O diretor geral do Instituto Estrada Real, economista de formação, tem como vocação trabalhar o associativismo e o cooperativismo. Considerado um dos mais importantes especialistas em turismo de Minas Gerais. Ele também é especialista em gastronomia do Senac.

por Renata Mitidiere - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.