Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON PROMOVE JOGOS ESTUDANTIS COM FOCO NA HISTÓRIA DE LAVRAS

Educandário situado em Lavras há 150 anos, promove a primeira edição do JERA até 12 de junho

Eleita recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a melhor cidade mineira para envelhecer, Lavras, no Sul do Estado, tem motivos de sobra para respeitar sua própria história. 

Com esse intuito, o Instituto Presbiteriano Gammon (IPG), uma das principais e mais antigas instituições de ensino da cidade, promove até o dia 12 de junho a primeira edição do Jogos Estudantis de Realidade Alternativa (JERA), tendo como um dos objetivos centrais ensinar aos estudantes um pouco mais da história de Lavras. 

Com pouco mais de 100 mil habitantes, Lavras completa este ano 185 anos de fundação. Sua história se confunde com a do IPG, que caminha para seus 150 anos, pouco mais de três décadas de diferença. 

“O JERA foi criado para unir a história do Gammon com o aprendizado dos alunos”, comenta o professor e diretor do IPG, Alysson Massote Carvalho. “É evidente a relevância histórica e cultural que o Instituto Presbiteriano Gammon tem com a cidade de Lavras e com o Brasil, mas muitos dos novos alunos ainda não conseguem vivenciar essa conexão com o passado do Gammon. A intenção é que essa ligação seja explorada por meio dos jogos”, explica. 

Estruturado para acontecer ao longo dos meses de maio e junho, o JERA preparou alguns desafios para os alunos, que os levem a refletir sobre a história e os valores tanto do Gammon quanto da cidade. 

O projeto envolve alunos dos sextos e sétimos anos, que se organizarão em equipes e participarão de caças ao tesouro. 

“Serão 8 desafios, divididos em 4 temas principais: Esporte, Valores morais, Sucesso e personalidades e Família e comunidade”, conta o professor. Entre os desafios, estão a história de um ex-aluno do Gammon que chegou à presidência da República e um trecho do Hino de Lavras. “Contar mais do que isso estragaria o jogo”, brinca Carvalho.

O Hino da cidade, inclusive, tem outra ligação com o IPG: Vanda Amâncio Bezerra Mendes, a Dona Vandinha. 

Ex-aluna do Gammon e funcionária desde 1953, Dona Vandinha, sua família e amigos viram tanto a cidade quanto o IPG prosperarem. 

Dona Vandinha é uma grande amiga de Azená Oliveira, a autora do Hino de Lavras. Hoje coordenadora do museu do Gammon, o Pró-memória, Dona Vandinha trabalha para manter a história viva. “Me dá muito prazer levar o nome do Gammon para a comunidade”, comenta a professora. 

Os jogos já começaram e a expectativa é de que seja um sucesso. Ao final do projeto, as equipes que mais se destacarem e acumularem pontos ao longo dos desafios serão premiadas. 

“Acreditamos que o JERA será uma oportunidade perfeita para atrair a atenção dos jovens para a riqueza cultural de Lavras. Em uma cidade com 185 anos de acontecimentos, é muito importante garantir que os nossos jovens saibam e respeitem a nossa trajetória – afinal, eles serão responsáveis pelos nossos próximos anos de história”, finaliza Carvalho.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...