Pular para o conteúdo principal

INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON PROMOVE JOGOS ESTUDANTIS COM FOCO NA HISTÓRIA DE LAVRAS

Educandário situado em Lavras há 150 anos, promove a primeira edição do JERA até 12 de junho

Eleita recentemente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a melhor cidade mineira para envelhecer, Lavras, no Sul do Estado, tem motivos de sobra para respeitar sua própria história. 

Com esse intuito, o Instituto Presbiteriano Gammon (IPG), uma das principais e mais antigas instituições de ensino da cidade, promove até o dia 12 de junho a primeira edição do Jogos Estudantis de Realidade Alternativa (JERA), tendo como um dos objetivos centrais ensinar aos estudantes um pouco mais da história de Lavras. 

Com pouco mais de 100 mil habitantes, Lavras completa este ano 185 anos de fundação. Sua história se confunde com a do IPG, que caminha para seus 150 anos, pouco mais de três décadas de diferença. 

“O JERA foi criado para unir a história do Gammon com o aprendizado dos alunos”, comenta o professor e diretor do IPG, Alysson Massote Carvalho. “É evidente a relevância histórica e cultural que o Instituto Presbiteriano Gammon tem com a cidade de Lavras e com o Brasil, mas muitos dos novos alunos ainda não conseguem vivenciar essa conexão com o passado do Gammon. A intenção é que essa ligação seja explorada por meio dos jogos”, explica. 

Estruturado para acontecer ao longo dos meses de maio e junho, o JERA preparou alguns desafios para os alunos, que os levem a refletir sobre a história e os valores tanto do Gammon quanto da cidade. 

O projeto envolve alunos dos sextos e sétimos anos, que se organizarão em equipes e participarão de caças ao tesouro. 

“Serão 8 desafios, divididos em 4 temas principais: Esporte, Valores morais, Sucesso e personalidades e Família e comunidade”, conta o professor. Entre os desafios, estão a história de um ex-aluno do Gammon que chegou à presidência da República e um trecho do Hino de Lavras. “Contar mais do que isso estragaria o jogo”, brinca Carvalho.

O Hino da cidade, inclusive, tem outra ligação com o IPG: Vanda Amâncio Bezerra Mendes, a Dona Vandinha. 

Ex-aluna do Gammon e funcionária desde 1953, Dona Vandinha, sua família e amigos viram tanto a cidade quanto o IPG prosperarem. 

Dona Vandinha é uma grande amiga de Azená Oliveira, a autora do Hino de Lavras. Hoje coordenadora do museu do Gammon, o Pró-memória, Dona Vandinha trabalha para manter a história viva. “Me dá muito prazer levar o nome do Gammon para a comunidade”, comenta a professora. 

Os jogos já começaram e a expectativa é de que seja um sucesso. Ao final do projeto, as equipes que mais se destacarem e acumularem pontos ao longo dos desafios serão premiadas. 

“Acreditamos que o JERA será uma oportunidade perfeita para atrair a atenção dos jovens para a riqueza cultural de Lavras. Em uma cidade com 185 anos de acontecimentos, é muito importante garantir que os nossos jovens saibam e respeitem a nossa trajetória – afinal, eles serão responsáveis pelos nossos próximos anos de história”, finaliza Carvalho.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho