Pular para o conteúdo principal

EM CALDAS, PIMENTEL VISITA VINÍCOLA DA EPAMIG QUE FOI PREMIADA INTERNACIONALMENTE


O governador Fernando Pimentel (PT) visitou nesta terça-feira, 13, a vinícola experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas, no Sul de Minas. Graças a uma tecnologia desenvolvida no local, vinhos finos produzidos em propriedades mineiras e paulistas foram premiados em competições internacionais.

Pimentel conversou com produtores e pesquisadores e enalteceu o trabalho desenvolvido na localidade. 

“Essa técnica desenvolvida aqui está possibilitando Minas Gerais e outros estados a produzir vinhos de grande qualidade, inclusive já premiados internacionalmente. Um trabalho muito positivo da Epamig e do Governo do Estado, apoiando os viticultores e produzindo vinhos e espumantes aqui em Minas Gerais, de qualidade excepcional. Esse é um trabalho que merece ser conhecido por todos os mineiros e mineiras", afirmou.

A técnica mencionada pelo governador é a da dupla poda, desenvolvida pelo pesquisador Murilo de Albuquerque Regina, da Epamig, e que tem sido aplicada por mais de 20 produtores de vinho em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

“A técnica da dupla poda foi desenvolvida pela Epamig com o intuito de desviar o ciclo de produção e colheita da videira do verão para o inverno, de forma que todo o processo de amadurecimento e colheita da uva ocorra com condição de seca, com dias ensolarados e noites frias, o que é indispensável para uma melhor qualidade do vinho. Nós temos um clima ideal para produzirmos vinhos de qualidade, mas essa produção estava sendo feita na época errada com relação ao ciclo da videira. A dupla poda permite colocar o ciclo de amadurecimento e colheita da videira na época de clima favorável”, explicou Murilo.

O resultado da aplicação dessa nova técnica é a melhoria da qualidade do produto, como ressalta a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino. 

“A principal característica para termos um vinho de qualidade é que a uva seja de qualidade. A dupla poda permite essa melhoria das características da uva, porque a gente colhe as uvas no período da seca, então tem bastante açúcar, acidez e maturação plena, características que trazem qualidade grande ímpar ao vinho”, afirmou.

Vinhos premiados
A iniciativa de se produzir vinhos finos na Mantiqueira surgiu como alternativa para diversificação de renda em regiões tradicionalmente cafeeiras. Recentemente, três marcas de vinhos produzidos com a tecnologia da Epamig foram premiadas em conceituados eventos de enologia.

O vinho “Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015” foi vencedor da categoria bronze do Decanter World WineAwards 2017, em Londres. 

A uva é plantada na Fazenda Capetinga, em Três Pontas, e processada na vinícola Experimental da Epamig, em Caldas. 

Os vinhos da vinícola Guaspari - Vista do Chá, Vista da Serra, Vale da Pedra, Vista do Bosque - produzidos em Espírito Santo do Pinhal (São Paulo), também foram premiados. 

O SyrahSpeciale Casa Verrone, também processado pela Epamig, foi eleito o melhor da categoria Tinto Nacional na Expovinis 2017, em São Paulo.

Histórico
O Campo Experimental de Caldas foi inaugurado em 1936 pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. A unidade experimental, que pertencia ao Ministério da Agricultura, foi um dos primeiros centros de pesquisa especializados em uva e vinho no país. 

Na década de 1930, a região abrigava milhares de hectares de videira e centenas de adegas, responsáveis em grande parte pelo abastecimento de vinhos da região Sudeste.

Quatro décadas mais tarde, a estação foi incorporada à Epamig, que desenvolve atividades de pesquisa no local. 

Com infraestrutura que conta com áreas experimentais de manejo e produção de mudas, modernos laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho, além da única adega enológica experimental da região Sudeste do Brasil, o Centro Experimental de Caldas é um dos principais responsáveis por fazer Minas Gerais deixar uma condição inexpressiva na produção de vinhos finos para um cenário onde já se cultivam mais de 120 mil pés de videira  e que continua em plena expansão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho