Pular para o conteúdo principal

HEMOMINAS PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS COM O PROGRAMA DOADOR DO FUTURO

Ação realizada em parceria com escolas municipais e estaduais completa 30 anos em 2017 e já beneficiou mais de 320 mil estudantes 

“Quando a gente doa sangue, é um ato de solidariedade. Muita gente aqui não sabia que pode doar, mas agora já sabe e vai ajudar muitas pessoas”. Marcelo Júlio Teixeira, que fez sua primeira doação aos 18 anos, após participar do Programa “Doador do Futuro”, realizado pela Fundação Hemominas.

O jovem sempre se preocupou em praticar atividades solidárias e encontrou na doação de sangue uma oportunidade. “O medo de doar deixa de ser um problema e o que importa é a vida que está sendo salva”, ressalta o doador Marcelo Júlio Teixeira, hoje, com 20 anos e doações efetivadas anualmente.

Com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade da doação voluntária de sangue, a Fundação Hemominas mantêm o Programa Doador do Futuro, que busca preparar as gerações futuras com o incentivo à ação de doação de sangue.

As ações acontecem em conjunto com escolas municipais e estaduais, na capital e no interior de Minas Gerais, onde existem núcleos da Hemominas. Ocorrem em cidades como Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia, entre outras. Clique aqui e para ver as localidades das unidades.

As crianças e jovens participam de diversas atividades como palestras, seminários e gincanas com brincadeiras interativas. O “hemotur”, que também integra o programa, promove visitas guiadas às Hemominas, e a garotada aprende sobre candidatos à doação, coleta de sangue, destinação dos materiais e tiram as suas dúvidas.

“É um projeto muito extenso, com mais de 320 mil estudantes do ensino médio atendidos para promover a cultura da doação de sangue no dia o dia dos jovens”. Viviane Guerra, assessora da Gerência de Captação da Fundação Hemominas.

O programa “Doador do Futuro” comemora, em 2017, 30 anos de atividades preparando crianças e jovens para uma doação de sangue consciente e responsável, além de torná-los multiplicadores dessa ação voluntária.

Os trabalhos do programa “Doador do Futuro” tiveram início em 1987, durante o XI Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematogia, realizado em Belo Horizonte, sendo a primeira experiência feita entre crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola particular da capital mineira. 

Doador no interior
No interior de Minas, em Juiz de Fora, cerca de 150 alunos da rede pública participaram das últimas palestras “Doador do Futuro” promovidas, no mês de abril, pelo setor de Captação da Fundação Hemominas.

As palestras foram ministradas pela servidora Cláudia Lanna, assistente social da unidade de JFO, que destaca o envolvimento das crianças durante o encontro.

“Ministrar as palestras é muito gratificante, pois as crianças e jovens se interessam. Querem dar exemplos e falar de algo que já vivenciaram com relação ao assunto”, diz Cláudia.

Para facilitar o entendimento dos participantes, durante a palestra foi criada a “Liga da Justiça da Saúde”, na qual cada um deles se tornou um super-herói encarregado de levar as informações que eles receberam para casa e convidar os parentes em idade de doar, a comparecer à Hemominas para realizar a doação.

Gincana
A Gincana Doador do Futuro, atividade especial dentro do programa, está em sua quarta edição com uma proposta multidisciplinar envolvendo alunos, professores, pais e familiares e levando informação social sobre necessidade da doação de sangue para saúde pública e responsabilidade social.

A atividade recebe inscrições até o dia 28 de agosto para ação que será realizada no Auditório da Hemominas de Belo Horizonte, no dia 20 de outubro. A ação é um convite às escolas interessadas em participar da próxima Gincana Doadores do Futuro. 

Para tirar dúvidas ou realizar a inscrição da instituição, os interessados devem entrar em contato telefônico com o Serviço de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte, pelo número (31) 3768-4562, ou comparecer pessoalmente à Alameda Ezequiel Dias 321, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Clique aqui e confira o calendário de atividades e seleção das instituições.

Agendamento MG App
A Hemominas lançou, no mês de agosto, o agendamento direto por meio do aplicativo para celular MG App para as pessoas que desejam doar sangue.

A Hemominas tem capacidade de receber até 400 doações de sangue por dia e, com o reforço do principal aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, é esperado o aumento do comparecimento de doadores.

Para acessar a nova função, entre no aplicativo MG App e, em seguida, acesse o menu no canto superior esquerdo (três listras horizontais). A seguir, marque a opção "Agendamento de Serviços" e, então, pressione "Agendar Serviços".

Na nova lista de opções, procure por "Doação de sangue" e selecione. O próximo passo é definir o município, clicar em "avançar" e, por fim, definir o melhor dia e horário para o agendamento na unidade escolhida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...