Pular para o conteúdo principal

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UFLA VAI SEDIR ENCONTRO REGIONAL DO FONPRACE EM 2018

"Na UFLA, o índice de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes aumentou, mas temos conseguido manter e ampliar os serviços de assistência estudantil", destaca pró-reitora

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vai sediar no segundo semestre de 2018 o encontro regional do  Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O anúncio foi feito esta semana, após a instituição participar de dois encontros do Fonaprace, um em outubro e outro agora no mês de novembro.

Na edição regional, realizada na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) de 9 a 11 de outubro, estiveram presentes pró-reitores e representantes de assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas da região Sudeste. 

Representando a preocupação da UFLA pela luta e manutenção da Assistência Estudantil, participaram a pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da UFLA,  professora Ana Paula Piovesan Melchiori, e as assistentes sociais Flávia Morais Campos e Paula Pereira de Alvarenga. 

Já o encontro nacional foi realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, e contou com uma programação focada na conjuntura brasileira para manutenção da assistência estudantil.  

Entre os assuntos abordados, estiveram em pauta as dificuldades enfrentadas pelo Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC) e a necessidade de se garantir a assistência estudantil por meio de lei federal. 

Na oportunidade, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou o Projeto de Lei 3474/2015, em trâmite na Câmara dos Deputados, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE) – até então mantida por meio do decreto 7234/2010.

O Fonaprace também contou com a participação de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), que falaram sobre a transparência nas ações das Universidades quanto aos programas de assistência estudantil. 

De acordo com a pró-reitora da Praec, Ana Paula Piovesan Melchiori, a UFLA tem melhorado seus processos a cada dia para garantir a aprovação junto aos órgãos de controle. 

“A assistência estudantil representa um enorme avanço para a universalização do ensino superior, permitindo que as minorias tenham oportunidade de estar inseridas na universidade e pensar em um futuro melhor. Temos zelado para que esse auxílio chegue aos estudantes que precisam e possa contribuir para sua permanência na UFLA”, destacou.

Ana Paula também reforçou o trabalho desenvolvido pela UFLA para ampliação dos projetos. “As universidades têm enfrentado dificuldade para manter os benefícios de assistência estudantil e para atender cada vez mais as demandas dos novos alunos, ingressantes pela ampliação da oferta de vagas por meio de cotas. Na UFLA, o índice de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes também aumentou, mas temos conseguido manter e ampliar os serviços de assistência estudantil, como é o caso do Programa Institucional de Bolsas, que passou a disponibilizar, desde agosto, 1425 bolsas institucionais”, destacou. 

Outro ponto debatido no encontro foram os transtornos mentais como questões de saúde pública, e de que maneiras as universidades podem contribuir para promover os cuidados com a mente junto à comunidade acadêmica. 

Na UFLA, o assunto tem sido uma das prioridades, por meio de atendimento profissional gratuito e campanhas de educação em saúde. 

O serviço de saúde mental da universidade conta hoje com três psicólogos e um médico psiquiatra para oferecer atendimento especializado preventivo e curativo aos estudantes e servidores que apresentam transtornos mentais. 

A universidade tem ainda desenvolvido ações focadas na saúde preventiva, com mobilizações periódicas junto à comunidade acadêmica.

Sobre o Fonaprace
O Fonaprace foi criado em outubro de 1987 e congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. 

Tem por objetivos formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fornecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional; assessorar permanentemente a Andifes; participar ativamente na defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica e científica, e comprometida com a sociedade que a mantém; promover e apoiar estudos e pesquisas na área de sua competência, realizar congressos, conferências, seminários e eventos assemelhados.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.