Pular para o conteúdo principal

TROMBÓLISE É O NOVO TRATAMENTO OFERECIDO PELO HOSPITAL SAMUEL LIBÂNIO

O setor de Neurocirurgia do HCSL possui os equipamentos e qualificação necessários para atender pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico
Médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vem se consolidando cada vez mais em tratamentos no setor de Neurocirurgia e um dos diferenciais atuais é a trombólise, nome dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. 

"O importante é destacar que temos uma aparelhagem excelente que nos ajuda muito diante da situação do paciente com acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), que é a principal causa de incapacidade em adultos em muitos países apesar dos avanços nas estratégias preventivas. Com o atendimento adequado e qualificado prestado pelo Hospital podemos indicar os tratamentos necessários. No Samuel Libânio já fazemos com uma certa frequência o tratamento de trombólise", enfatiza o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Carone conta que no Hospital Samuel Libânio existe a chegada de muitos pacientes com doenças vasculares cerebrais. A frequência do problema de saúde aumenta com o envelhecimento das pessoas, mas a doença pode ocorrer em jovens, adultos, mulheres e homens. 

"Quando qualificamos esses pacientes através de exames detectamos esses sintomas súbitos por meio de distúrbios da fala e perda de movimento de um lado do corpo. Logo pensamos em processo vascular mas precisamos dividir o que acontece realmente com o paciente, pois em algumas vezes ele só demonstra alguns sintomas que desaparecem. Outro caso, é quando o quadro vascular encefálico está se instalando de forma progressiva e pode ser classificado como hemorrágica e isquêmica, neste último caso podemos ver se é superficial ou mais profunda e fazer o tratamento", explica o neurocirurgião, alertando que nem todos os casos podem ser tratados com a trombólise, processo que é oferecido pelo Hospital para particulares e convênios.

O paciente detecta que está com acidente vascular encefálico por distúrbios da fala, formigamento no rosto e fraqueza nas mãos e pernas, que são sinais que podem ser progressivos e indicar a doença. 

"Nesse caso, a pessoa tem que procurar profissionais em neurologia e neurocirurgia para fazer o tratamento adequado. Quanto antes for detectado o problema maior a chance de solucionar a doença", esclarece Carone. Ele aconselha que as pessoas previnam as doenças com exercícios físicos, alimentação saudável, fazendo um controle clínico e arterial, unindo o cuidado com a saúde e a qualidade de vida.

O novo setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi inaugurado no dia 12 de julho deste ano com oito quartos duplos e 21 leitos. 

A estrutura nova é toda remodelada e reformulada com padrão de qualidade internacional e com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.