Pular para o conteúdo principal

TROMBÓLISE É O NOVO TRATAMENTO OFERECIDO PELO HOSPITAL SAMUEL LIBÂNIO

O setor de Neurocirurgia do HCSL possui os equipamentos e qualificação necessários para atender pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico
Médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), de Pouso Alegre, no Sul de Minas, vem se consolidando cada vez mais em tratamentos no setor de Neurocirurgia e um dos diferenciais atuais é a trombólise, nome dado ao processo pelo qual se dissolve um trombo formado na corrente sanguínea. 

"O importante é destacar que temos uma aparelhagem excelente que nos ajuda muito diante da situação do paciente com acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi), que é a principal causa de incapacidade em adultos em muitos países apesar dos avanços nas estratégias preventivas. Com o atendimento adequado e qualificado prestado pelo Hospital podemos indicar os tratamentos necessários. No Samuel Libânio já fazemos com uma certa frequência o tratamento de trombólise", enfatiza o médico neurocirurgião, Antônio Luiz Carone.

Carone conta que no Hospital Samuel Libânio existe a chegada de muitos pacientes com doenças vasculares cerebrais. A frequência do problema de saúde aumenta com o envelhecimento das pessoas, mas a doença pode ocorrer em jovens, adultos, mulheres e homens. 

"Quando qualificamos esses pacientes através de exames detectamos esses sintomas súbitos por meio de distúrbios da fala e perda de movimento de um lado do corpo. Logo pensamos em processo vascular mas precisamos dividir o que acontece realmente com o paciente, pois em algumas vezes ele só demonstra alguns sintomas que desaparecem. Outro caso, é quando o quadro vascular encefálico está se instalando de forma progressiva e pode ser classificado como hemorrágica e isquêmica, neste último caso podemos ver se é superficial ou mais profunda e fazer o tratamento", explica o neurocirurgião, alertando que nem todos os casos podem ser tratados com a trombólise, processo que é oferecido pelo Hospital para particulares e convênios.

O paciente detecta que está com acidente vascular encefálico por distúrbios da fala, formigamento no rosto e fraqueza nas mãos e pernas, que são sinais que podem ser progressivos e indicar a doença. 

"Nesse caso, a pessoa tem que procurar profissionais em neurologia e neurocirurgia para fazer o tratamento adequado. Quanto antes for detectado o problema maior a chance de solucionar a doença", esclarece Carone. Ele aconselha que as pessoas previnam as doenças com exercícios físicos, alimentação saudável, fazendo um controle clínico e arterial, unindo o cuidado com a saúde e a qualidade de vida.

O novo setor de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi inaugurado no dia 12 de julho deste ano com oito quartos duplos e 21 leitos. 

A estrutura nova é toda remodelada e reformulada com padrão de qualidade internacional e com equipamentos usados nos melhores hospitais do mundo.

da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.