Pular para o conteúdo principal

GASTRONOMIA: AVES DE FIM DE ANO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ELAS?


Presença garantida na mesa de muitos brasileiros no final de ano: peru, chester, bruster e outras aves especiais são facilmente encontradas nesta época do ano. 

Em meio a tantas opções, o que escolher para celebrar as datas com a família e amigos? 

De acordo com o professor da área de avicultura do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Antônio Gilberto Bertechini, a escolha depende do paladar de cada um. 

“A diferença entre elas é em relação à textura da carne, provocada por um diferencial de células. No geral, são carnes de alta qualidade nutricional, cuja composição em aminoácidos essenciais é muito parecida em todas. Assim como os teores de gordura que também são muito baixos”, destaca.

O peru é da espécie – Meleagris Gallopavo, uma ave de grande porte, muito consumida no dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. 

Conhecida por seu sabor forte, coloração avermelhada, o preço geralmente mais elevado é resultado do custo de produção conforme explica o professor “o peru possui uma conversão alimentar, isto é, gastam mais ração para fazer um quilo de ganho do que o frango de corte. Sem contar que tem um ritual de processamento diferente, tem um desgaste na parte do abate e é uma ave sensível no transporte, por isso é mais cara”.

Já o chester é uma ave da espécie Gallus Gallus Domesticus, a mesma da galinha poedeira e do frango comum. 

Com sabor suave, graças a genética, o chester possui um duplo peito.  Segundo Bertechini, o maior diferencial dessas aves para o frango que consumimos no dia a dia é em relação à genética e criação, uma vez que são aves tardias, o chester vive por cerca de 62 dias e alcança 4,3 quilos em média. 

“Há uma redução da velocidade do crescimento para que elas cresçam devagar e com isso tenham uma configuração de carcaça diferente, com a carne um pouco mais dura e coloração diferenciada por processamento. A carne do chester, por exemplo, tem uma coloração em tom salmão claro, com uma textura mais firme. Ele é um frango duplo peito, pois essa é a parte mais importante dele”.

Também resultado de uma criação tardia, o Bruster é outra opção para o final de ano.  De acordo com o pesquisador “todas as aves podem ser criadas como ele, desde que haja um plano nutricional para retardar o crescimento, com isso muda-se a configuração dos tecidos e dá uma textura diferenciada”. Enquanto um frango normal é abatido após 42 dias de vida, pesando cerca de 2,8 quilos, um bruster fica até 60 dias na granja, atingindo 3,6 quilos.

O mercado de aves especiais promete aquecer o setor de carnes. Segundo o jornal “Valor Econômico”, com um ambiente favorável, as vendas de produtos comemorativos podem crescer mais de 5% em 2017. 

No Brasil, as vendas de carnes comemorativas, movimentam mais de R$ 700 milhões por ano, de acordo com estimativas do setor.


por Karina Mascarenhas - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.