terça-feira, 17 de março de 2020

CHEREM RECUA E SUSPENDE AULAS

Prefeito fez coletiva anuncia que não suspenderia as aulas. Revolta e indignação tomou conta da cidade e chefe do Executivo foi ao Facebook recuar da decisão

Demonstrando total falta de rumo e descompasso na crise do novo coronavírus (Covid-19), em poucas horas o prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), voltou atrás na decisão que afetava a vida de 11 mil alunos da rede municipal de ensino na cidade, bem como dos trabalhadores da educação.

Na tarde de hoje, terça-feira, 17, durante entrevista coletiva concedida pelo chefe do Executivo para apenas uma parte da imprensa da cidade, conforme tem sido a política durante sua administração, Cherem, de forma irredutível, anunciou que não iria suspender as aulas nas escolas municipais da cidade. O anúncio de que não iria suspender as aulas gerou uma imensa revolta, indignação e perplexidade. 

Em transmissão ao vivo feita rede social Facebook na noite de hoje, o prefeito voltou atrás em sua decisão e decidiu suspender as aulas em toda rede municipal de ensino a partir de amanhã, quarta-feira, 18.

Belo Horizonte registra transmissão comunitária de coronavírus e governador anuncia novas medidas de contenção

Romeu Zema determina fechamento de escolas na Região Central e ponto facultativo para funcionalismo na Cidade Administrativa

A cidade de Belo Horizonte registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do coronavírus. Último balanço divulgado pelo Executivo mineiro mostra que já são 14 casos da doença no Estado, sendo cinco deles na capital mineira e um em Nova Lima, que faz parte da Região Central.

Dando seguimento à atuação rápida do Estado, de forma a evitar uma explosão momentânea do Covid-19, o governador Romeu Zema determinou o fechamento de escolas estaduais por tempo indeterminado na Região Central de Minas. A medida foi tomada como forma de prevenir o avanço do coronavírus nessas localidades. Transmissão comunitária é aquela em que o paciente não sabe determinar de quem contraiu a doença.

“É uma situação que indica que passaremos a ter muitos casos. Por esse motivo, peço que todos tomem os melhores cuidados possíveis” afirmou o governador, que trabalha em casa porque teve contato com pessoas que atestaram positivo para o coronavírus.

Para as demais regiões do Estado, vale a determinação anterior, de suspensão das aulas na rede estadual a partir de amanhã até o próximo domingo, 22 de março.

Vale ressaltar que as regionais, para efeitos de medidas decisórias, são aquelas classificadas pela Secretaria de Saúde. Sendo assim, as cidades atingidas com a suspensão indeterminada de aulas são aquelas que compõem a Regional Macro Centro.

O governador pediu ainda que moradores da Região Central evitem aglomerações. “Não recomendo a ninguém que vá a qualquer evento onde há mais de 10 pessoas”, completou.

A agilidade na tomada de definições tem garantido a Minas Gerais um número menor de casos em relação a outros estados da federação com características similares.

Ponto Facultativo
Ainda nesta terça-feira, 17, o Comitê Extraordinário Covid-19 determinou ponto facultativo para os servidores que cumprem expediente na Cidade Administrativa até a próxima sexta-feira, 20, em razão do grande número de pessoas em circulação concentrada no local.

Nesse período, as chefias de unidades administrativas estarão à disposição do Comitê Extraordinário Covid-19 para implantar as medidas necessárias para viabilização do teletrabalho para todos o funcionalismo estadual, preservando serviços essenciais. Os chefes de unidades poderão requisitar outros servidores para auxiliar nesta implementação no período de ponto facultativo.

A partir da próxima segunda-feira, 23, os servidores da Cidade Administrativa passam a cumprir jornada por meio do teletrabalho, nos termos da deliberação nº 2 do Comitê, publicada na manhã desta quarta, 17.

Ações 
Desde o início da pandemia, diversas ações foram tomadas pelo Governo de Minas de forma a tentar conter o avanço do contagio do coronavírus. Dentre as medidas estão o decreto de situação de emergência em saúde, recomendações aos servidores, fechamento de equipamentos culturais e a criação de um comitê exclusivo para dar agilidade às medidas contra a doença.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um mico histórico senhor prefeito. Parabéns viu!

Carmo disse...

Coitada de Lavras!!!