quarta-feira, 18 de março de 2020

PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM POÇOS DE CALDAS É DESCARTADO

Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber os pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado da análise do material coletado da mulher de 58 anos que foi notificada como o primeiro caso suspeito do Novo Coronavírus Covid 19, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. 

A paciente testou negativo para o Coronavírus e também para a Influenza A, H1N1 e H3N2. Ela havia estado na Lombardia, região da Itália afetada pela doença e chegou a Poços no final de fevereiro, com sintomas de gripe. Com o resultado, o município ainda não possui nenhum caso confirmado, tendo agora um descartado e dois suspeitos, com coleta de material que já seguiu para análise, na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. 

Outras 10 pessoas seguem em monitoramento, inclusive com indicações de isolamento domiciliar. 

“Seguimos os protocolos do Ministério da Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS). A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde, deve fazer contato imediato com o CIEVS, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado. É preciso se enquadrar em critérios determinados para ser efetivamente considerado um caso suspeito. Nestas situações, a indicação é pela coleta de material para análise e isolamento domiciliar de 14 dias. Em outros casos, o isolamento domiciliar é indicado de forma preventiva, mas o material não é colhido para análise, quando são consideradas pessoas monitoradas mas ainda não se enquadram como suspeitas”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Rede de Atendimento
O Decreto Nº 13.278, publicado no Diário Oficial do Município desta terça, 17, instituiu o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus. Com o aumento das dúvidas entre a população, o protocolo de atendimento foi atualizado nesta terça-feira, 17. 

A Secretaria Municipal de Saúde continua com um plantão telefônico, pelo 3697-5973. Havendo sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, a indicação é procurar a unidade básica de saúde de referência, para o primeiro atendimento e encaminhamento. 

Os pronto atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), seguem também no acolhimento e suporte. “Nossas equipes seguem vigilantes e atualizar estes protocolos faz parte da atuação, de acordo com a maneira como a situação evolui”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Nenhum comentário: