Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRO CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM POÇOS DE CALDAS É DESCARTADO

Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber os pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o resultado da análise do material coletado da mulher de 58 anos que foi notificada como o primeiro caso suspeito do Novo Coronavírus Covid 19, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. 

A paciente testou negativo para o Coronavírus e também para a Influenza A, H1N1 e H3N2. Ela havia estado na Lombardia, região da Itália afetada pela doença e chegou a Poços no final de fevereiro, com sintomas de gripe. Com o resultado, o município ainda não possui nenhum caso confirmado, tendo agora um descartado e dois suspeitos, com coleta de material que já seguiu para análise, na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. 

Outras 10 pessoas seguem em monitoramento, inclusive com indicações de isolamento domiciliar. 

“Seguimos os protocolos do Ministério da Saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS). A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde, deve fazer contato imediato com o CIEVS, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado. É preciso se enquadrar em critérios determinados para ser efetivamente considerado um caso suspeito. Nestas situações, a indicação é pela coleta de material para análise e isolamento domiciliar de 14 dias. Em outros casos, o isolamento domiciliar é indicado de forma preventiva, mas o material não é colhido para análise, quando são consideradas pessoas monitoradas mas ainda não se enquadram como suspeitas”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Rede de Atendimento
O Decreto Nº 13.278, publicado no Diário Oficial do Município desta terça, 17, instituiu o Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus. Com o aumento das dúvidas entre a população, o protocolo de atendimento foi atualizado nesta terça-feira, 17. 

A Secretaria Municipal de Saúde continua com um plantão telefônico, pelo 3697-5973. Havendo sintomas como febre aliada à tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, a indicação é procurar a unidade básica de saúde de referência, para o primeiro atendimento e encaminhamento. 

Os pronto atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), seguem também no acolhimento e suporte. “Nossas equipes seguem vigilantes e atualizar estes protocolos faz parte da atuação, de acordo com a maneira como a situação evolui”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.