Pular para o conteúdo principal

QUEIJO ARTESANAL DE ALAGOA ESTÁ A UM PASSO DA CERTIFICAÇÃO

Osvaldo Filho, fundador do Queijo da D'Alagoa

Queijo Centenário: O italiano Paschoal Poppa e sua esposa, Professora Luiza Altomare, formam o casal que iniciou há 100 anos a produção do queijo em Alagoa-MG.

Atualmente a cidade sul mineira tem 135 produtores responsáveis pela produção de mais de 1,5 tonelada de queijos por dia, segundo o Censo Agro do IBGE 2017. O Queijo Artesanal Alagoa rompeu as fronteiras e tem sua qualidade reconhecida internacionalmente.

Em 2009, para ajudar o Sô Batistinha, um produtor de queijo do Bairro Rio Acima que estava em apuros e com dificuldade para escoar a sua produção, o alagoense Osvaldo Filho fundou a Queijo d’Alagoa-MG, pioneira na venda de queijo pela internet. “Na época a pessoa que comprava o queijo dele estava pagando uma merreca e ainda tinha a audácia de dar um cheque para 40 dias. Aquilo me incomodou profundamente e me fez entrar no universo do queijo. Honrando a tradição da família, meu bisavô Jeremias Sene era tropeiro e levava queijos daqui para vender no Vale do Paraíba e, por vezes, em Resende-RJ” revela Osvaldo.

Não é Parmesão: A primeira vez que o Osvaldo ouviu que o queijo não era parmesão foi no ano de 2010 e ficou assustado: “Como assim, não é parmesão?” conta. Por ocasião de uma venda e entrega de queijos ele recebeu uma aula do Bruno Cabral, que na ocasião era chef de cozinha, tinha estudado e trabalhado na Espanha e estava começando a trabalhar com queijos artesanais no Brasil.

“Este queijo não é parmesão nem aqui nem na China. É um baita queijo artesanal brasileiro” ensinou Bruno. Desde aquele dia nasceu no mineiro uma inquietude para buscar a Certificação do Queijo Artesanal Alagoa fazendo o primeiro contato com a pesquisadora Maria de Fátima Ávila Pires da EMBRAPA Gado Leite de Juiz de Fora em 27 de novembro de 2010.

Trabalho Conjunto: Ao longo dos anos a Prefeitura Municipal de Alagoa em parceria com a EMBRAPA e o Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMATER-MG, EPAMIG e IMA desenvolveram ações articuladas e conjuntas que resultaram na entrega de dois grandes trabalhos à APROALAGOA – Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Alagoa: “Caracterização integrada do município de Alagoa como produtor de Queijo Artesanal”, entregue pela EMATER e o Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Nº41 – “Caracterização do Queijo de Alagoa: parâmetros físicos, microbiológicos e sensoriais” entregue pela EMBRAPA.

Estes documentos contribuirão para o Governo de Minas, através da SEAPA, reconhecer oficialmente Alagoa como região produtora de queijo artesanal. Feito isso, os produtores poderão acessar o SISBI no IMA e/ou solicitar o Selo Arte através de consórcio do Serviço de Inspeção Municipal.

“Faltam palavras pra agradecer a Deus pelo privilégio de contemplarmos o resultado deste trabalho conjunto. As instituições são feitas por pessoas que se desdobraram e se dedicaram para que isso acontecesse. Essa conquista é um marco histórico! Viva Alagoa!” comemora Osvaldo Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/