Pular para o conteúdo principal

UNIDADE BARBACENA DA UEMG FORTALECE VÍNCULOS COM COMUNIDADES DURANTE PANDEMIA


A Unidade Barbacena da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) lançou no mês de maio o projeto “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto”, amplamente divulgado através das redes sociais da instituição, sobretudo, Facebook e Instagram.

Diante da suspensão das aulas devido à pandemia, a proposta busca manter os vínculos entre os diversos atores da comunidade acadêmica – professores, alunos, ex-alunos e técnicos administrativos – e também com a comunidade externa. O projeto surgiu abarcando o território por meio do envio de mensagens curtas, aproximando, ainda que virtualmente, todos que, no dia a dia da instituição, se esforçam para tornar possível a existência de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, que atende a Barbacena e região há quase 20 anos.

Um dos fundamentos “é a construção de vínculos pelo afeto, dada a sobrecarga emocional que nos desafia diante dos riscos atuais à saúde e às vidas, bem como as pressões advindas do espectro econômico neste contexto desafiador de pandemia da COVID-19”, afirma a professora Rita de Cássia Oliveira, atual diretora da UEMG Barbacena e coordenadora do projeto junto com o professor Luciano Alves Nascimento.

Além das provocações críticas para pensar o tempo atual, o projeto visa levar mensagens de afeto e com a empatia natural dos processos acadêmicos que todos vivenciam, mas que ficam como lacuna na vida dos discentes diante da suspensão das aulas. 

Segundo Rita Oliveira, estar na universidade pública é também uma estratégia de vida, logo “empatia e afetividade são sentimentos e pilares nessas vivências, sendo também fundamentais neste momento, assim como na prática pedagógica docente. E isso está pautado em postulados de autores como Piaget, Vygotsky e Wallon, pois são sentimentos que perpassam qualquer processo formativo, de fato” explica Luciano Alves Nascimento.

Sendo assim, “UEMG Barbacena: Aqui Tem Afeto – longe, mas perto” se baseia na ideia de que a formação humana exige meios para entrelaçar a razão e a afetividade como aspectos fundamentais para o aprendizado contínuo na sala de aula, o que extrapola para a vida em sociedade.

A execução do projeto tem contado com o trabalho conjunto entre técnicos administrativos e professores da UEMG Barbacena, além da Assessoria de Comunicação da UEMG e da UEMG Divinópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.