Pular para o conteúdo principal

DELEGADA RAQUEL GALLINATI ENSINA COMO SE DEFENDER DE GOLPES NA BLACK FRIDAY


No próximo dia 27 de novembro, será realizada no Brasil a Black Friday, um dia que os consumidores aguardam ansiosamente para aproveitar promoções realizadas pelas maiores lojas de varejo do Brasil, praticamente em todos os setores, tanto em suas unidades físicas quanto no comércio online.

Para não cair na “Black Fraude”, ou comprar seu produto “pela metade do dobro”, a delegada Raquel Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), fez uma lista com dicas de cuidados que as pessoas precisam tomar ao comprar nesse dia.

Como em todas as datas festivas, a exemplo do Natal e Dia das Crianças, a Black Friday é propícia para a ação dos estelionatários, que se aproveitam da disposição das pessoas para as compras e aplicam golpes.

A primeira dica é já começar a acompanhar os preços do produto que você pretende comprar pra saber se ele realmente será vendido mais barato. Muitas lojas dobram o preço dias antes e anunciam 50% de desconto.

“É o já famoso pagar a metade do dobro”, lembra Raquel. “A loja cria uma falsa promoção e dá a entender que o produto está mais barato, quando na verdade é vendido pelo mesmo preço”.

Antes de qualquer compra, verifique a reputação do vendedor em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Vendedores com muitas reclamações tendem a ser mais problemáticos.

Veja as principais dicas da delegada Raquel Gallinati abaixo:

O golpe - Cuidado com sites clonados – marginais criam cópias de sites conhecidos e anunciam em redes sociais com preços muito vantajosos. A vítima clica no link e já é direcionada para o site “fake”, onde faz as compras e registra os dados do seu cartão de crédito, que acaba clonado também. A vítima não recebe o produto comprado e ainda pode ter instalado programas espiões em seu dispositivo.

Como evitar – Nunca clicar em links. Se achou a oferta atrativa, saia da rede social e acesse diretamente o site da loja digitando o endereço eletrônico no navegador. No site correto, busque o produto, confirma o preço e faça a compra. Nunca clique em imagens com o logotipo da loja e “clique aqui” para acessar.

O golpe – Brindes e ofertas recebidas por whatsapp – quadrilhas lançam no whatsapp o anúncio de uma falsa oferta com compra por telefone, que as pessoas compartilham de forma inocente. Quando a vítima liga para o número, já fala com o estelionatário, que “negocia” o produto e pede a transferência do valor combinado.

Como evitar – Não telefone para números recebidos por whatsapp ou qualquer outra rede social. Toda promoção excessivamente atrativa é suspeita. Desconfie.

Cai no golpe. E agora?
Acione a Polícia Civil para registar a ocorrência com o maior número possível de informações, como prints de conversas, números de telefone, links falsos e perfis de redes sociais onde eles são divulgados.

Também é necessário cancelar o cartão utilizado na transação e verificar se não foi instalado um arquivo espião para furtar senhas do computador ou celular onde a compra foi efetivada.

Quando o produto adquirido online não corresponde à expectativa do consumidor, ele tem uma semana para desistir da compra e pedir todo o valor pago de volta, mesmo que o produto não esteja com defeito ou danificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.