sexta-feira, 13 de novembro de 2020

TRABALHO REALIZADO PELO IP MINAS INSPIRA OUTROS ESTADOS

Uso de tecnologia reduz em 85% o percentual de luzes apagadas em ruas mineiras atendidas pelo consórcio

A manutenção do sistema de iluminação pública fica facilitada pela adoção do telemonitoramento, tecnologia que permite acompanhar em tempo real a ocorrência de lâmpadas acesas, apagadas ou piscando. Esse sistema foi adotado pelo consórcio IP Minas em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, e já serve de inspiração para outros estados, como o Mato Grosso.

Quando o IP Minas iniciou sua operação em dezembro de 2019, a taxa de falha dos pontos existentes na cidade era de 15,30%. Com o processo diário de manutenção, o percentual caiu para 2,27% em outubro de 2020 – uma redução de 85%. Ainda, os consertos são realizados de forma muito mais ágil, garantindo maior qualidade de vida e segurança às comunidades.

CCO do Consórcio do IP Minas

As tecnologias usadas chamaram a atenção da Secretaria-Adjunta de Cidades, integrante da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) do Mato Grosso. A secretária-adjunta Rafaela Damiani visitou as instalações do IP Minas, onde conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciamento das demandas do sistema de iluminação pública e o software de gerenciamento desenvolvido especificamente para a telegestão. 

A visita contou com a participação do consultor Camilo Fraga, da Houer Concessões, empresa que atua na estruturação de projetos de Concessões e Parcerias Público-Privada (PPP), e do secretário de Administração de Ribeirão das Neves, Tulio Raposo.

O IP Minas, formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, assinou contrato na modalidade PPP com a Prefeitura de Ribeirão das Neves em novembro de 2019. A vigência é de 30 anos para prestação de serviços de modernização, otimização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública na cidade.

Conforme o gerente do IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, dos 26.693 pontos de iluminação da cidade, 17.338 foram atendidos entre dezembro de 2019 e outubro de 2020. Isso representa 64,95% do total. Em paralelo a esse trabalho de manutenção, as equipes também estão promovendo a modernização do sistema, resultado já percebido com a melhora da visibilidade em diversas ruas. Dos 8.800 pontos que devem ser modernizados com lâmpadas LED no primeiro ano do contrato, 5.345 (61% do total estipulado) já receberam a tecnologia até setembro.

Nenhum comentário: