Pular para o conteúdo principal

MÉDICO LANÇA LIVRO SOBRE AUTÓPSIAS FAMOSAS E INTERPRETAÇÕES DAS MORTES

Entres os casos estão o da chacina da Candelária e do ET de Varginha

Apesar de ter nascido na cidade paulistana de Bebedouro, os mais de 40 anos em Varginha fazem com que João Baptista Macuco Janini se sinta um autêntico sul mineiro.

Renomado nacional e internacionalmente na área de Anatomopatologia, Janini iniciou sua carreira como médico legista no Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, no começo dos anos 60, quando se formou.

Viveu fatos que marcaram a história brasileira vistos em uma mesa de autópsias e em um Rio de Janeiro que foi do auge da administração pública ao descaso corrupto e quase irremediável que vemos hoje.

No livro, Sala, traga-me um cadáver, Janini conta de forma didática e leve como descobriu o que motivou a morte nas mais de 50 mil autópsias que realizou. Algumas inclusive sem solução para a polícia.


No livro estão as mais emblemáticas e marcantes como o caso da chacina da Candelária, o caso da bomba do Riocentro e o do ET de Varginha.

Não só para quem gosta de casos médicos, mas para quem gosta de história e porque não dizer de um pouco de romance, o livro é surpreendente e pode levar a análises jamais percebidas sobre a vida e a morte.

Sala, traga-me um cadáver já está disponível nas melhores plataformas digitais do ramo literário nacional e em algumas livrarias do Sul de Minas.

Prazeres e tormentos de um Patologista: Não menos relevante, o livro Prazeres e tormentos de um patologista, também de autoria de Janini e lançado este mês, fala dos erros médicos descobertos por ele em sua igualmente longa e renomada carreira como patologista. E não só erros, como também descobertas através de exames laboratoriais que salvaram vidas de muitos pacientes. Outro livro instigante e surpreendente que desperta curiosidade sobre a prática da medicina.

Os dois livros estão disponíveis nas melhores plataformas do ramo literário e na Livraria Cosmos em Varginha, no shopping.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.