sexta-feira, 2 de julho de 2021

MÉDICO LANÇA LIVRO SOBRE AUTÓPSIAS FAMOSAS E INTERPRETAÇÕES DAS MORTES

Entres os casos estão o da chacina da Candelária e do ET de Varginha

Apesar de ter nascido na cidade paulistana de Bebedouro, os mais de 40 anos em Varginha fazem com que João Baptista Macuco Janini se sinta um autêntico sul mineiro.

Renomado nacional e internacionalmente na área de Anatomopatologia, Janini iniciou sua carreira como médico legista no Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, no começo dos anos 60, quando se formou.

Viveu fatos que marcaram a história brasileira vistos em uma mesa de autópsias e em um Rio de Janeiro que foi do auge da administração pública ao descaso corrupto e quase irremediável que vemos hoje.

No livro, Sala, traga-me um cadáver, Janini conta de forma didática e leve como descobriu o que motivou a morte nas mais de 50 mil autópsias que realizou. Algumas inclusive sem solução para a polícia.


No livro estão as mais emblemáticas e marcantes como o caso da chacina da Candelária, o caso da bomba do Riocentro e o do ET de Varginha.

Não só para quem gosta de casos médicos, mas para quem gosta de história e porque não dizer de um pouco de romance, o livro é surpreendente e pode levar a análises jamais percebidas sobre a vida e a morte.

Sala, traga-me um cadáver já está disponível nas melhores plataformas digitais do ramo literário nacional e em algumas livrarias do Sul de Minas.

Prazeres e tormentos de um Patologista: Não menos relevante, o livro Prazeres e tormentos de um patologista, também de autoria de Janini e lançado este mês, fala dos erros médicos descobertos por ele em sua igualmente longa e renomada carreira como patologista. E não só erros, como também descobertas através de exames laboratoriais que salvaram vidas de muitos pacientes. Outro livro instigante e surpreendente que desperta curiosidade sobre a prática da medicina.

Os dois livros estão disponíveis nas melhores plataformas do ramo literário e na Livraria Cosmos em Varginha, no shopping.

Nenhum comentário: