Pular para o conteúdo principal

ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL CONHECEM AS INSTALAÇÕES DA USINA DO FUNIL


Os novos representantes da Defesa Civil dos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho, da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que fazem parte do grupo de trabalho do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil, realizaram uma visita, no mês de julho, para conhecer as instalações. A Usina Hidrelétrica de Funil, pertencente à Aliança Energia, está localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no Sul de Minas.

Na oportunidade, os novos integrantes destas instituições puderam conversar sobre a segurança da barragem, estreitar a comunicação e o relacionamento para melhor atuação de cada instituição no PAE da usina, além de contribuir com os planos de contingência das cidades de Ribeirão Vermelho e Lavras.

Para o supervisor de Operação & Manutenção da Usina Hidrelétrica de Funil, Eduardo Coelho, a visita do grupo de trabalho do PAE é muito importante para consolidação das ações de prevenção e segurança de cada uma das instituições. “O tema Segurança de Barragens possui prioridade máxima dentro da Aliança Energia. Estamos sempre prontos para comunicar de forma transparente as medidas de controle e monitoramento realizados pela empresa. Por isso, muito importante que as instituições que atuam com a prevenção conheçam todos os procedimentos que adotamos, construindo uma cultura prevencionista”, destaca Eduardo Coelho.


Na avaliação do coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil de Ribeirão Vermelho, Elivelton de Abreu Carlota a visita foi muito importante para saber como agir e se prevenir em uma situação de emergência. “É de grande valia entender melhor todo o processo dentro da UHE para compartilhar com a população de Ribeirão Vermelho a operacionalização das ações de segurança da Aliança Energia a respeito da Usina”, enfatiza Elivelton de Abreu.

Para o sargento Hemerson Cassiano da Silva, da 6ª região da Polícia Militar de Lavras, ter conhecido as instalações da Usina de Funil com certeza fortaleceu laços e trouxe mais conhecimento sobre todo o processo. “Foi muito importante para a mitigação e a preparação do Plano de Ação de Emergência da usina. Trata-se de um serviço de ações integradas, conforme a instrução 01/2021. A visita muito proveitosa e tivemos a oportunidade de conhecer como funciona o monitoramento de segurança da UHE. Espero que novas reuniões aconteçam”, disse o sargento Hemerson.

Plano de Ação de Emergência (PAE)
Atende a legislação de segurança de barragem e política nacional de proteção e defesa civil. Consiste em um documento com as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência com a barragem da Usina de Funil, bem como devem acontecer as interações com os órgãos de proteção e Defesa Civil. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada de forma eficaz no caso de alguma intercorrência.

Desde 2019, anualmente as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas e a comunidade orientada sobre como proceder, orientando-se pelas placas até os pontos de encontro.

O Grupo de Trabalho do PAE é formado pelos órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, voluntários e a Aliança Energia, e tem o objetivo de atuar em conjunto nas ações preventivas.

*Com assessoria da Aliança Energia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...