terça-feira, 14 de setembro de 2021

HOSPITAL DO CÂNCER DE POUSO ALEGRE RECEBE RECURSOS E ESTÁ PRESTES A SE TORNAR REALIDADE


A Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), por intermédio do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) recebeu na última sexta-feira, dia 10, uma boa notícia oriunda do prefeito de Pouso Alegre, bo Sul de Minas, Rafael Simões, que assinou as leis que autorizam doação de uma área e o repasse de recursos para a construção do novo Hospital do Câncer do município.

Antes da assinatura, foi realizado o seminário “A Saúde do Sul de Minas”, evento organizado pela Prefeitura de Pouso Alegre, Câmara Municipal de Pouso Alegre e FUVS, com o objetivo de apresentar a todos a importância e relevância do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que completa neste ano o seu primeiro centenário.

Com a assinatura do documento, fica autorizada a doação de um terreno de 2,8 mil m² em frente à UPA para a construção do Hospital do Câncer, que terá 5 pavimentos e mais de 11 mil m² para atender a pacientes de 53 municípios. Além disso, fica autorizado o repasse de R$ 13,7 milhões para a execução da obra. 

“Dia histórico não só para Pouso Alegre, mas com toda certeza para todo o Sul de Minas. O município de Pouso Alegre formaliza hoje a doação de uma área de 2,8 mil m² ao lado do hospital, na frente da UPA, para a construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio. Além da doação do terreno, o município aporta dinheiro próprio, recurso arrecadado nessa cidade de R$ 13,7 milhões para o início da obra. Isso vai ao encontro do anseio da população que quer assistência. Não é oncológico apenas para adultos, é para todos, inclusive infantil. Então a gente fica muito satisfeito de poder participar desse momento histórico para a saúde de nossa grande Pouso Alegre e de toda a região”, destacou o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões.

Para o diretor do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, Alexandre Ciappina Hueb, essa nova unidade hospitalar vem suprir uma carência importante em um momento delicado da saúde. “É um momento fundamental a criação desse novo complexo do Hospital Oncológico de Pouso Alegre, do hospital Oncológico Samuel Libânio, porque nós já trabalhávamos há algum tempo com uma saturação na ocupação. Então essa dádiva que estamos recebendo vem num momento muito propício”, disse.

Construído para atender pacientes de mais de 50 cidades, o Hospital Oncológico de Pouso Alegre é apontado como um diferencial para a saúde sul-mineira. “Hoje é um dia muito importante, de grande prazer para todos nós. Comemorando o centenário do Hospital das Clínicas Samuel Libânio e junto a isso a Prefeitura de Pouso Alegre, através do prefeito Rafael Simões, está fazendo um aporte ao hospital para que sejam ampliados ainda mais os trabalhos. Isso vai trazer mais conforto, melhorias e mais saúde para toda a população do nosso Sul de Minas”, ressaltou o Deputado Estadual, Dr. Paulo Valdir Ferreira.

O presidente da FUVS, professor Pythágoras de Alencar Olivotti agradeceu o empenho da Câmara Municipal de Pouso Alegre em aprovar o projeto de doação e ao prefeito Rafael Simões por essa importante ação em prol da comunidade. “Sou muito agradecido ao prefeito Rafael Simões, vereadores e todos os envolvidos neste grandioso projeto, que muito em breve irá salvar mais vidas. Estamos pensando no Hospital Samuel Libânio para mais 100 anos. É um grande presente que estamos recebendo do povo do Sul de Minas”, finaliza.

Nenhum comentário: