Pular para o conteúdo principal

PESQUISA INDICA PARA ONDE O SUL MINEIRO QUER VIAJAR NOS PRÓXIMOS MESES


O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, porém nos últimos dias as prefeituras começaram a liberação das atividades turísticas e eventos. Entendendo o Sul de Minas com grande potencial turístico, o Projeto Levante Sul de Minas, juntamente com o Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas (GEESUL), e parceiros como Unis, Cesullab, Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, SEHAV, Mochileiros de Minas, O que fazer Sul de Minas, prefeitura e SECULT de Três Pontas, secretaria de Turismo de Luminárias e de Itutinga, realizaram uma pesquisa sobre a intenção de viagem e turismo nos próximos seis meses.

A pesquisa, que ocorreu entre agosto e início de setembro deste ano, com participantes de 58 cidades, apontou que mais de 68% das pessoas pretendem fazer de 2 a 3 viagens nos próximos seis meses. Entre os casados, esse número aumenta para 73,4%. A duração da viagem é variável, entre 2 a 5 dias. A maior parte das pessoas vai viajar a lazer, e buscar contato com a natureza, e em geral não vai usar guia de turismo.

A organização da viagem está por conta própria ou através de familiares, já o deslocamento, preferencialmente será com carro próprio e vão se hospedar em hotéis ou pousadas, ou em casa de amigos ou parentes, se alimentando em bares, restaurantes ou lanchonetes.

O destino das viagens é bastante diverso, com destaque para cidades do litoral, capitais (SP e RJ), cidades com turismo religioso e apelo cultural ou místico. Cidades do Sul de Minas foram apontadas por apenas 23,66% das pessoas como destino da viagem.

Para o líder do Projeto Levante Sul de Minas e presidente do Grupo Unis, professor Stefano Barra Gazzola, a pesquisa contribui para, além de entender as preferências de viagem da população, propor um circuito turístico que explora a região sul-mineira como um todo. 

“A gente tem uma região muito rica que oferece turismo de todo tipo: gastronômico, natural e de fé, não podemos deixar essa beleza de lado. Temos que pensar circuitos turísticos que exploram a particularidade de cada cidade e integram toda a região, assim como é feito em outras partes do mundo”, afirmou o professor Stefano Barra Gazzola.

O coordenador da pesquisa, professor Guilherme Vivaldi, ressaltou que o material gerado pela pesquisa vai além da pesquisa de intenção de viagem, mostra também mapas com mais de 400 pontos turísticos da região, cadastrados pelo Levante Sul de Minas, e informações sobre empregabilidade do setor e sua importância para a região. Ainda segundo Guilherme, o resultado da pesquisa é positivo mostrando potencial de retomada das atividades turísticas na região, que trazem um encadeamento para demais setores, como alimentação, transporte e varejo em geral, estimulando a economia local.

Valorizar o turismo local é o objetivo desses parceiros que se unem para uma ação integrada, e a população é convidada a explorar os pontos turísticos e divulgar nossa região.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...