Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO EM OUTUBRO FOI DE 1,30% NA CIDADE DE VARGINHA


A pesquisa sobre a inflação geral em Varginha, coordenada pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, mostrou que no mês de outubro o IMPC (Índice Municipal de Preços ao Consumidor) apresentou alta de 1,30% em comparação com o mês de setembro.

Desde o início da pesquisa em julho deste ano a alta acumulada já chega a 5,19%. O IMPC é composto por 5 grupos de gastos, sendo eles: Alimentação (em domicílio e fora do domicílio); Habitação (despesas residenciais como energia elétrica, gás de cozinha, água, itens de limpeza em geral e de higiene pessoal); Transporte (combustíveis e transporte público); Educação (mensalidades escolares em diferentes níveis) e Comunicação (planos de telefonia e de internet). Esses grupos são divididos em 11 subgrupos, compostos por 44 itens e totalizando 503 preços coletados entre diferentes tipos, marcas e locais na cidade.

Pelo terceiro mês consecutivo, o grupo transporte apresentou a maior alta geral (8,21%). Os produtos com maiores elevações nos preços médios foram etanol (14,29%), gasolina (10,77%) e o diesel (5,94%). O grupo habitação teve alta de 1,04%. Neste grupo os destaques de alta foram os produtos de limpeza em geral (2,24%), higiene pessoal (1,42%) e o gás de cozinha (1,02%).

O grupo alimentação apresentou baixa na média geral de -1,29%. Os destaques de alta foram cebola (23,91%), carne de frango (7,80%) e café em pó (7,56%). Neste mesmo grupo, os produtos que apresentaram as maiores baixas foram banana (-18,70%), batata (-10,79%) e leite integral (-4,17%).

O grupo comunicação teve queda de -0,63%. E o grupo educação se manteve estável.

Neste mês foi possível verificar que dois grupos (alimentação e comunicação) tiveram quedas nos índices médios. Porém, as altas ocorridas nos grupos de habitação e, principalmente, de transporte provocaram alta na inflação geral em Varginha. Assim sendo, a diminuição de preços em alguns produtos alimentícios não trouxe alívio no orçamento doméstico em função da alta de outros gastos importantes, como é o caso dos combustíveis. Reiteramos, conforme o relatório anterior, que a procura por preços mais acessíveis e a substituição de produtos e marcas são ações necessárias para tentar diminuir esses impactos, juntamente com políticas governamentais que visem minimizar essas volatilidades nos preços.

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...