Pular para o conteúdo principal

SENAC DISCUTE FUTURO DA COMIDA NO HACKTOWN, EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Instituição oferece o espaço Future Foods e vai contar com atividades do hub.S, primeiro hub de inovação em Gastronomia e Turismo de Minas
Chefs Ronei Peterson e Luciano Avellar

A inovação permeia o dia a dia de todos, facilmente percebida na forma como trabalhamos, a cada novidade que nos poupa minutos preciosos na execução de tarefas, mas também no comportamento. A forma como nos alimentamos não está de fora disso e novas tendências potencializam um futuro mais saudável e mais sustentável.

Para discutir as tendências da gastronomia no futuro e as inovações tecnológicas desse mercado, o Senac participa da 6ª edição do Festival Hacktown, maior evento de inovação e criatividade da América Latina, que será realizado em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica, de 15 a 18 de setembro. No evento, a instituição assinará o espaço Future Foods by Senac. Serão dois dias com programação diversa, focada na inovação em gastronomia, com oficinas, degustações e palestras, na sexta e sábado, dias 16 e 17.

“Ter um espaço para discutir o futuro da comida em um evento de inovação é fantástico e demonstra como a tecnologia sempre esteve, desde o início, ao lado dos avanços da cultura alimentar. Com o aumento significativo da população, é cada vez mais necessário parar, refletir e fazer as nossas alimentações de forma sustentável e saudável. Durante o evento, teremos a oportunidade de trocar ideias e provocar a sociedade, a fim de avançarmos juntos, pensando no futuro da comida para agora e para daqui trinta, cinquenta anos”, comenta o chef Executivo do Senac, Mauro de Paula.

O especialista estará no evento com a palestra e degustação “Sorgo, um cereal do futuro e suas aplicações na cozinha”, na sexta, dia 16, às 11h30. Na atividade, vai apresentar as características deste cereal pouco utilizado na alimentação humana, mas com grande potencial para composição de cardápios: “O sorgo não tem glúten, então é muito bom para as pessoas que têm intolerância a esta proteína, algo cada vez mais comum. É um cereal de baixo custo, amplamente utilizado na pecuária, mas que tem muitas propriedades nutritivas e ótimo sabor. E para demonstrar tudo isso, na palestra vamos preparar e degustar um Risoto de Sorgo”, explica o chef Mauro de Paula.

O Senac promoverá ainda a palestra “Queremos saber: o que vamos comer no futuro?”, ministrada por Eduardo Batista, docente do curso de Gastronomia do Senac, no dia 17, às 10h. “A alimentação é uma das áreas da vida humana que impulsionam a inovação e o desenvolvimento tecnológico, e é natural que sejam abordadas em suas interseções. Ao analisarmos o percurso histórico da alimentação e as ferramentas que temos disponíveis, podemos traçar algumas das principais tendências que nos possibilitam pensar sobre a nossa alimentação no futuro”, explica.


O Espaço Future Foods by Senac funcionará na Biblioteca da ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica, na Av. Sinhá Moreira, 350 – Centro. Além dos especialistas do Senac, a programação ampla conta com diversos parceiros. Mais informações e ingressos para o Hacktown estão disponíveis no site https://hacktown.com.br/.

hub.S marca presença
O hub.S, primeiro hub de inovação em Gastronomia e Turismo de Minas Gerais, fará no Festival Hacktown seu primeiro pop-up desde seu lançamento. A proposta do espaço, sediado na cidade de Tiradentes, é impactar toda Minas Gerais com propostas inovadoras. “O hub.S tem uma proposta de conexão com todo o estado e ações ligando os nossos 853 municípios de Minas. É um projeto que apoia, inspira, capacita e colabora por meio de ações que trabalham educação, empreendedorismo e tecnologia. Unimos pessoas pra que elas possam juntas cocriar e contribuir diretamente para o desenvolvimento do turismo e gastronomia e transformarmos o futuro desses setores”, explica a Karla Cristina da Silva, especialista em Inovação Educacional do Senac.

Para o Hacktown, a estrutura pop-up vai disponibilizar aos participantes serviços como coworking e espaço de descompressão. Além disso, o hub.S vai realizar no domingo, às 10h e às 14h, o “S às Cegas”, uma experiência gastronômica com sentidos e inclusão, em duas edições.

Neste exercício sensorial, acessível a todos, os participantes são convidados a buscar na memória referências e repertórios gastronômicos, se conectando com o verdadeiro prazer de apreciar uma boa cozinha. Uma experiência gastronômica em que quando os olhos se fecham, um mundo de sensações e experiências se abrem para cada um em suas singularidades.

Confira a programação completa do Senac no Hacktown

Espaço Future Foods by Senac:
Sexta –
16 de setembro11h30 às 12h30 - Sorgo, um cereal do futuro e suas aplicações na cozinha
Mauro César de Paula - Chefe Executivo de Cozinha do Senac
13h às 14h - O uso das técnicas gastronômicas e tecnologias de cozinha para transforma alimentos não convencionais em pratos mais atrativos
Ronie Peterson - Chefe Executivo de Cozinha do Senac14h30 às 15h30 - A memória do Futuro - Como a memória da origem alimentar de minas, sustenta a cadeia produtiva para moldar o futuro da gastronomia no estado
Vani Fonseca Pedrosa - Especialista Educacional do Senac, coordenadora do Programa Primórdios da Cozinha Mineira

Sábado – 17 de setembro10h às 11h - Queremos saber: o que vamos comer no futuro?
Eduardo Batista -
Docente do curso de Gastronomia do Senac11h30 às 12h30 - Do Sertão ao Futuro (A riqueza do cacto na Caatinga)
Luciano Avellar - Chefe Executivo de Cozinha do Senac

Confira a programação completa do Future Foods by Senac e dos demais espaços no site: https://hacktown.com.br/.

Workshops
Domingo –
18 de setembroS às Cegas: uma experiência gastronômica, com sentidos e inclusão10h às 12h - Inscrições aqui (exclusivo para participantes Hacktown)
14h às 16h - Inscrições aqui (exclusivo para participantes Hacktown)

*Com Juliana Rezende Gaudêncio, coordenadora de inclusão do Senac em Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...