Pular para o conteúdo principal

REPRESENTANTES DE ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO VISITAM O VALE DOS IPÊS


Nos dias 24 e 25 de outubro uma comitiva dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação das cidades mineiras de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis e Ouro Branco estiveram em Lavras. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de governança adotado pelo Ecossistema do Vale dos Ipês e sua trajetória no município.

O primeiro encontro foi realizado no Espaço 506, situado no Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O grupo foi recebido pelas governanças da Agência rhizoma e da Vertics (Vertical de Indústria, Comércio e Serviços), como também pelo Agente Local de Inovação (ALI) do Ecossistema de Lavras Vinícius Leite.

“É sempre um prazer poder contribuir com outras pessoas, cidades e ecossistemas. Quando ocorre esse tipo de iniciativa, todos saem ganhando, uma vez que a nossa cidade ganha mais visibilidade, e, consequentemente se torna referência, ampliando a visão e rede de contatos de todos os envolvidos, fatores bastante importantes quando falamos em ecossistema”, afirma Vinícius.

A história da constituição do Ecossistema Vale dos Ipês, em Lavras, foi compartilhada entre os presentes, que puderam compreender as práticas adotadas em quase uma década de existência do ecossistema, incluindo erros, acertos e próximos passos.

“Para o nosso ecossistema e para a rhizoma receber representantes de outros ecossistemas aqui em nossa cidade chega a ser um marco de maturidade. Pudemos compartilhar os erros e acertos e assim apoiar o desenvolvimento, não só do Vale dos Ipês, mas de outros, formando assim uma rede ainda maior de colaboração”, acredita Álex Valentina, diretor-presidente da Agência rhizoma.

Após a reunião, foi feito um tour de apresentação do Espaço 506. Os visitantes conheceram outros ambientes de inovação de Lavras, como o BNI, organização de networking de negócios, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Senac, Sesc, Fagammon e Viveiro AgroHub.

No segundo dia de atividades, os representantes dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação estiveram na sede do Sebrae em Lavras, no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavras-Tec), localizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras e, também estiveram na FADMINAS.

“Conhecemos vários atores que compõem o Ecossistema, tivemos vários insights e fizemos bastante networking”, destaca Maria Paula Rocha, Agente Local de Inovação do Ecossistema de Divinópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.