sexta-feira, 28 de outubro de 2022

REPRESENTANTES DE ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO VISITAM O VALE DOS IPÊS


Nos dias 24 e 25 de outubro uma comitiva dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação das cidades mineiras de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis e Ouro Branco estiveram em Lavras. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de governança adotado pelo Ecossistema do Vale dos Ipês e sua trajetória no município.

O primeiro encontro foi realizado no Espaço 506, situado no Centro Universitário de Lavras (Unilavras). O grupo foi recebido pelas governanças da Agência rhizoma e da Vertics (Vertical de Indústria, Comércio e Serviços), como também pelo Agente Local de Inovação (ALI) do Ecossistema de Lavras Vinícius Leite.

“É sempre um prazer poder contribuir com outras pessoas, cidades e ecossistemas. Quando ocorre esse tipo de iniciativa, todos saem ganhando, uma vez que a nossa cidade ganha mais visibilidade, e, consequentemente se torna referência, ampliando a visão e rede de contatos de todos os envolvidos, fatores bastante importantes quando falamos em ecossistema”, afirma Vinícius.

A história da constituição do Ecossistema Vale dos Ipês, em Lavras, foi compartilhada entre os presentes, que puderam compreender as práticas adotadas em quase uma década de existência do ecossistema, incluindo erros, acertos e próximos passos.

“Para o nosso ecossistema e para a rhizoma receber representantes de outros ecossistemas aqui em nossa cidade chega a ser um marco de maturidade. Pudemos compartilhar os erros e acertos e assim apoiar o desenvolvimento, não só do Vale dos Ipês, mas de outros, formando assim uma rede ainda maior de colaboração”, acredita Álex Valentina, diretor-presidente da Agência rhizoma.

Após a reunião, foi feito um tour de apresentação do Espaço 506. Os visitantes conheceram outros ambientes de inovação de Lavras, como o BNI, organização de networking de negócios, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Senac, Sesc, Fagammon e Viveiro AgroHub.

No segundo dia de atividades, os representantes dos ecossistemas de empreendedorismo e inovação estiveram na sede do Sebrae em Lavras, no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavras-Tec), localizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras e, também estiveram na FADMINAS.

“Conhecemos vários atores que compõem o Ecossistema, tivemos vários insights e fizemos bastante networking”, destaca Maria Paula Rocha, Agente Local de Inovação do Ecossistema de Divinópolis.

Nenhum comentário: