Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO BUSCA CONSCIENTIZAR CRIANÇAS EM CONTAGEM

"Viva a Via" utiliza o teatro como ferramenta para impulsionar a formação de futuros pedestres e motoristas mais conscientes, responsáveis e seguros


Na terça-feira, dia 2 de maio, foi iniciado o “Viva a Via”, um projeto cultural de educação para o trânsito, pensado para futuros condutores, que contempla todo o mês de maio com diversas atividades teatrais. O projeto foi concebido para atender a todas as faixas etárias, tendo como foco principal a educação e a conscientização de crianças em fase inicial de formação escolar. Todas as ações são gratuitas e com acessibilidade.

Segundo a OMS, o trânsito é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças até 14 anos no Brasil. E isso pode acontecer enquanto ela anda a pé, de bicicleta ou é passageira em veículos. Neste contexto, o “Viva a Via” surge como uma proposta de intervenção firmada na mobilização social da população. Desse modo, tem grande potencial para democratizar o acesso à cultura, sobretudo o do público infantil e o de pessoas de baixa renda. 

Em qualquer circunstância, a cultura tem um papel importante na formação de cidadãos mais responsáveis e zelosos. Marcus Honorato, idealizador do “Viva a Via” declara que o teatro sempre foi e sempre será um dos mais importantes mecanismos para criação de um futuro melhor. “O poder das apresentações teatrais voltadas para crianças é incrível. Elas compreendem melhor informações passadas de forma mais divertida.", afirma.

A iniciativa tem a finalidade de difundir, por meio do teatro, a preservação da vida, senso de grupo, empatia, preocupação com bem-estar, meio ambiente e segurança de todos os envolvidos no trânsito no município de Contagem. O objetivo é atingir, pelo menos, 500 pessoas por ação, totalizando cerca de 14.000 impactados.

O “Viva a Via” é uma realização da MH Produções Culturais em parceria com a TransCon e a Prefeitura de Contagem, com patrocínio da Tambasa Atacadistas, e será desenvolvido em duas etapas. O projeto começa com blitz teatrais e educativas que acontecerão até 24/05 em diversos pontos da cidade, visando a sensibilização e educação de motoristas e pedestres para redução de acidentes na malha viária.

Em seguida, será realizado um evento gratuito, em praça pública, com a duração de 7 dias, na semana do dia 25 ao dia 31. A ação contará com a participação de alunos da rede pública de ensino de Contagem. No sábado e no domingo (26 e 27), o evento também será aberto ao público em geral. 

A programação inclui apresentações teatrais, espaços interativos, transitolândia e oficinas de arte que estimulam a criatividade e a interdisciplinaridade permitindo o contato, a interação e a participação das crianças. O intuito é trabalhar questões como trânsito, segurança, cidadania, respeito, meio ambiente, coletividade e acessibilidade, fazendo com que os participantes absorvam de forma lúdica, os temas abordados.

A metodologia adotada pretende desenvolver nos participantes a expressão de suas emoções e o conhecimento de si mesmo e do mundo por meio do teatro infantil, a fim de capacitá-los para serem multiplicadores dos conceitos e experiências adquiridas, incentivando a disseminação do conteúdo abordado em suas famílias e na comunidade em que vivem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...