Pular para o conteúdo principal

A POLÊMICA DEMISSÃO DE TERCEIRIZADOS DA UFLA

Reunião em julho de 2022 que selou o destino da maior demissão de trabalhadores terceirados da história da universidade 

À época, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Crhysóstomo, e o seu pró-reitor de Planejamento e Gestão (PROPLAG), Márcio Machado Ladeira, reuniram “todos” os trabalhadores terceirizados e anunciaram que a UFLA iria precisar demitir ¼ deles por falta de recursos. Algum tempo depois a UFLA demitiu 148 terceirizados.

Não entrando na questão do orçamento da UFLA, vamos admitir que realmente a UFLA estava sem verba para pagar o salário dos terceirizados e que essa demissão de fato foi inevitável. Mas ainda assim fica a pergunta: Por que o reitor e o pró-reitor não reuniram apenas com os funcionários que seriam demitidos? Por que a reunião incluiu ¾ dos funcionários que não perderam o emprego?

Não houve nenhuma empatia da administração da UFLA com quase 75% dos terceirizados que não seriam demitidos. Essa atitude do reitor produziu, sem necessidade, ansiedade e sofrimento em funcionários que não estavam na lista de demissão.

Há relatos de funcionários terceirizados que tiveram crises de choro, ansiedade e sintomas de doenças ligadas à saúde mental por medo de estar na lista de dispensa da reitoria. E pensem comigo, a maioria deles, em torno de 75%, passaram por isso sem necessidade.

Alguns afirmam que essa atitude do reitor e da PROPLAG tinha fins eleitoreiros, porque eles queriam prejudicar o então presidente Bolsonaro. Se de fato essa foi a intenção deles, não saberemos responder. Talvez tenha sido apenas falta de empatia mesmo ou uma tentativa de tirar o foco da incapacidade da atual administração de buscar recursos para complementar a verba da universidade. Entretanto, são apenas hipóteses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho