Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA RECEBE DENÚNCIA CONTRA O PREFEITO DE GUAPÉ POR CRIME AMBIENTAL


A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu denúncia ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o prefeito de Guapé, município do Sul do Estado, e a empresa Locavia S/A por crime ambiental em área de preservação permanente, o que teria contaminado nascente que desagua no Lago de Furnas.

De acordo com a Procuradoria de Justiça Especializada em Ações de Competência Originária Criminal (PCO), de setembro de 2017 a setembro de 2019, a empresa e o prefeito fizeram operar, sem licença ambiental, atividade poluidora ao meio ambiente em estação de transbordo (ET) de resíduos sólidos urbanos (RSU), o que gerou danos à natureza e à saúde humana.

Segundo a investigação, antes desse período, entre 2005 e 2012, quando o prefeito também esteve à frente da administração municipal, a mesma área, conhecida como “Buracão”, no bairro Alto Sumaré, já havia sido usada para o empilhamento de lixo e descarte irregular de resíduos de construção civil e de entulho. O local foi usado ainda para atividades do matadouro municipal.

Em 2009, o prefeito foi condenado por crime ambiental. E pelo mesmo fato, na esfera cível, o município de Guapé foi proibido de utilizar a área sem licença ambiental. Entretanto, ao assumir novamente a prefeitura, em 2017, o denunciado firmou contrato com a empresa Locavia S/A, que voltou a usar a área sem licenciamento ambiental, armazenando lixo de forma inadequada até 2019, quando o contrato foi encerrado.

Após analisar o caso, cinco desembargadores da 1ª Câmara Criminal do TJMG receberam a denúncia do MPMG. A ação pede a condenação do prefeito e da empresa com base nos artigos 54 (causar poluição que resulte em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição da flora) e 68 (deixar de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental) da Lei n.º 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.

*Da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho