Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS CAFÉ FESTIVAL TEM COMO TEMA PRINCIPAL A COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ ESPECIAL

Evento gratuito contará com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia, cultura e muita degustação de cafés de produtores familiares

De 15 a 17 de março quem for até a cidade mineira de Andradas poderá desvendar ainda mais sobre o café especial, gastronomia, participar de workshops e palestras, durante a segunda edição do Andradas Café Festival, que tem como tema principal a Comercialização de Café. Através de workshops e palestras, o evento terá informações relevantes sobre essa etapa tão importante para os cafeicultores, profissionais e consumidores da região.

A partir da manhã de hoje, dia 15/3, às 9h, o Pavilhão do Vinho estará aberto para receber os visitantes. O primeiro evento será o início da competição do Campeonato de Torra, com a colaboração do Professor Leandro Paiva (IF Sul de Minas) no qual os profissionais serão desafiados a torrar com perfeição o café especial disponibilizado pela organização de forma a extrair o máximo do potencial qualitativo da bebida, respeitando as regras da competição.

O vencedor garantirá sua vaga na final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, organizado pela empresa Atilla e realizado em Belo Horizonte (MG); e do Desafio Koar, com o auxílio do profissional Paulo Rica (consultor da Caferistando) - competição aberta para qualquer profissional ou amador, que irá premiar o preparo do melhor café. O primeiro lugar ganha kit Koar e uma vaga na Copa Koar Brasil, que tem a previsão de ocorrer em novembro.

O Espaço Workshop contará com os temas: 9h30, café fermentado; 13h, turismo rural. Às 15h haverá Workshop de Colheita e Pós-colheita. Às 17h começa o workshop sobre o protocolo brasileiro de análise sensorial de cafés torrados. Das 13h às 18h, o Espaço Sebrae contará com uma rodada de negócios.

O primeiro dia terá a presença dos profissionais Camila Arcanjo (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Andrea Braga (Bourbon Specialty Coffees) e Cleyton Arthur de Moraes (Senar).

O dia 16/3 inicia com o Desafio Koar e Campeonato de Torra. O Espaço Sebrae trará, às 9h, o tema certificação como agregadora de valor; 11h painel mulheres empreendedoras. Às 14h workshop de Barista; às 15h roda de sabores do café e do vinho e às 16h gerenciamento de cafeterias.

Já o Espaço Workshop inicia o segundo dia, às 9h, com o tema de comercialização de cafés especiais; 13h torrador de café; 14h o público poderá aprender sobre drinques a base de café; 15h ocorrerá uma harmonização de azeite e vinho; 16h torra de cafés especiais. Às 18h, o Palco Principal trará uma Aula Show de Gastronomia.

O dia 16 de março contará com os profissionais Aline Marotti (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Sirley de Carvalho (Emater); Sebastian Grau (My Coffee e Torrefação Coffee Punch); Anderson Ferreira Luz (Senar); Keiko Sato (Punga Cafés); o especialista em vinho e café Guilherme Amado; Chef Edison Puiati; Renato Cipriani (Kaleido Torradores); Elisangela Paiva (ANGI - Consultoria em Cafés Especiais), Anderson Luz (Senar) e Vinicius Estrela (Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA).

O último dia do Andradas Café Festival iniciará com uma palestra sobre comercialização de cafés especiais, no Espaço Sebrae, e às 15h um curso de métodos de extração de cafés filtrados. Já no Espaço Workshop, às 9h30 será abordado o tema: workshop é do campo - o shopping virtual da agricultura mineira e às 15h uma palestra sobre o azeite de oliva - teoria e degustação.

O Palco Principal será recheado de premiações com o anúncio dos vencedores do Desafio Koar e do Campeonato de Torra, às 11h. Às 14h haverá uma aula show de gastronomia. Nas apresentações do evento estarão as jornalistas especializadas em café: Mariana Proença e Naty Camoleze.

Entre os palestrantes teremos a consultora de cafés especiais, Cleia Junqueira; Analice Rodrigues (Emater); Paulo Rica (consultor do Caferistando); Leandro Paiva (IF Sul de Minas); Fernanda Fonseca e Paula Trevisan.

DIAS REPLETOS DE ATIVIDADES GRATUITAS
Ao longo dos três dias do Andradas Café Festival, na Região Vulcânica, haverá orientação aos turistas, exposição e comercialização do artesanato local, circuito gastronômico e roteiros turísticos.

O evento segue com objetivo de potencializar a cafeicultura da cidade, os grãos premiados em concursos regionais e nacionais, a culinária que é reconhecida pela influência italiana e mineira e também pelos vinhos, azeites e bananas. Na primeira edição, o evento recebeu mais de 2.100 visitantes na cidade mineira e gerou R$ 8 milhões em negócios, além de movimentar o comércio, hotéis, restaurantes e bares, trazendo renda para o andradense.

As inscrições para o Andradas Café Festival são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho. Para quem gosta da boa culinária, da cultura e do aroma e sabor do café, a sugestão é se programar para visitar o evento e aproveitar os passeios.

A realização é da Prefeitura de Andradas, Ativa Cafés Especiais, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, Acasec, Sindicato Rural de Ibitiúra, Andradas e Caldas e Sebrae.

O evento tem como parceiros e expositores: Abic, Acafeg, Agripoços, Apraf - Prefeitura De Ibitiúra, Atilla, Miss Chocolate, Café e Confeitaria Braga, Café Faz Santa Bárbara, Doces 2 Irmãs, Hotel Porto das Asas, Inscrição Concurso Torra, Inscrições Koar, Kaleido Torradores, Lozano, Mantissa (Agro Fonte Alta), Mariana Vulcânica, Nicão, Faf, Ofi, Carmomaq, Região Vulcânica, Ritual Cafés da Alta, Rota do Café, Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unimed e Wood'n.

Serviço
Andradas Café Festival 2024
Quando:
de 15 a 17 de março
Horário: das 9h às 18h (exposição) e 18h às 21h (atividades culturais)
Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro, Andradas, MG)
Inscrições: Sympla
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.