Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS CAFÉ FESTIVAL TEM COMO TEMA PRINCIPAL A COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ ESPECIAL

Evento gratuito contará com exposição de marcas nacionais, campeonatos, cursos, turismo, gastronomia, cultura e muita degustação de cafés de produtores familiares

De 15 a 17 de março quem for até a cidade mineira de Andradas poderá desvendar ainda mais sobre o café especial, gastronomia, participar de workshops e palestras, durante a segunda edição do Andradas Café Festival, que tem como tema principal a Comercialização de Café. Através de workshops e palestras, o evento terá informações relevantes sobre essa etapa tão importante para os cafeicultores, profissionais e consumidores da região.

A partir da manhã de hoje, dia 15/3, às 9h, o Pavilhão do Vinho estará aberto para receber os visitantes. O primeiro evento será o início da competição do Campeonato de Torra, com a colaboração do Professor Leandro Paiva (IF Sul de Minas) no qual os profissionais serão desafiados a torrar com perfeição o café especial disponibilizado pela organização de forma a extrair o máximo do potencial qualitativo da bebida, respeitando as regras da competição.

O vencedor garantirá sua vaga na final do campeonato Torrefação do Ano Brasil, organizado pela empresa Atilla e realizado em Belo Horizonte (MG); e do Desafio Koar, com o auxílio do profissional Paulo Rica (consultor da Caferistando) - competição aberta para qualquer profissional ou amador, que irá premiar o preparo do melhor café. O primeiro lugar ganha kit Koar e uma vaga na Copa Koar Brasil, que tem a previsão de ocorrer em novembro.

O Espaço Workshop contará com os temas: 9h30, café fermentado; 13h, turismo rural. Às 15h haverá Workshop de Colheita e Pós-colheita. Às 17h começa o workshop sobre o protocolo brasileiro de análise sensorial de cafés torrados. Das 13h às 18h, o Espaço Sebrae contará com uma rodada de negócios.

O primeiro dia terá a presença dos profissionais Camila Arcanjo (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Andrea Braga (Bourbon Specialty Coffees) e Cleyton Arthur de Moraes (Senar).

O dia 16/3 inicia com o Desafio Koar e Campeonato de Torra. O Espaço Sebrae trará, às 9h, o tema certificação como agregadora de valor; 11h painel mulheres empreendedoras. Às 14h workshop de Barista; às 15h roda de sabores do café e do vinho e às 16h gerenciamento de cafeterias.

Já o Espaço Workshop inicia o segundo dia, às 9h, com o tema de comercialização de cafés especiais; 13h torrador de café; 14h o público poderá aprender sobre drinques a base de café; 15h ocorrerá uma harmonização de azeite e vinho; 16h torra de cafés especiais. Às 18h, o Palco Principal trará uma Aula Show de Gastronomia.

O dia 16 de março contará com os profissionais Aline Marotti (Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC); Sirley de Carvalho (Emater); Sebastian Grau (My Coffee e Torrefação Coffee Punch); Anderson Ferreira Luz (Senar); Keiko Sato (Punga Cafés); o especialista em vinho e café Guilherme Amado; Chef Edison Puiati; Renato Cipriani (Kaleido Torradores); Elisangela Paiva (ANGI - Consultoria em Cafés Especiais), Anderson Luz (Senar) e Vinicius Estrela (Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA).

O último dia do Andradas Café Festival iniciará com uma palestra sobre comercialização de cafés especiais, no Espaço Sebrae, e às 15h um curso de métodos de extração de cafés filtrados. Já no Espaço Workshop, às 9h30 será abordado o tema: workshop é do campo - o shopping virtual da agricultura mineira e às 15h uma palestra sobre o azeite de oliva - teoria e degustação.

O Palco Principal será recheado de premiações com o anúncio dos vencedores do Desafio Koar e do Campeonato de Torra, às 11h. Às 14h haverá uma aula show de gastronomia. Nas apresentações do evento estarão as jornalistas especializadas em café: Mariana Proença e Naty Camoleze.

Entre os palestrantes teremos a consultora de cafés especiais, Cleia Junqueira; Analice Rodrigues (Emater); Paulo Rica (consultor do Caferistando); Leandro Paiva (IF Sul de Minas); Fernanda Fonseca e Paula Trevisan.

DIAS REPLETOS DE ATIVIDADES GRATUITAS
Ao longo dos três dias do Andradas Café Festival, na Região Vulcânica, haverá orientação aos turistas, exposição e comercialização do artesanato local, circuito gastronômico e roteiros turísticos.

O evento segue com objetivo de potencializar a cafeicultura da cidade, os grãos premiados em concursos regionais e nacionais, a culinária que é reconhecida pela influência italiana e mineira e também pelos vinhos, azeites e bananas. Na primeira edição, o evento recebeu mais de 2.100 visitantes na cidade mineira e gerou R$ 8 milhões em negócios, além de movimentar o comércio, hotéis, restaurantes e bares, trazendo renda para o andradense.

As inscrições para o Andradas Café Festival são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. O evento será realizado no Pavilhão do Vinho. Para quem gosta da boa culinária, da cultura e do aroma e sabor do café, a sugestão é se programar para visitar o evento e aproveitar os passeios.

A realização é da Prefeitura de Andradas, Ativa Cafés Especiais, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicato dos Produtores Rurais de Andradas, FAEMG SENAR, Emater Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Agência de Desenvolvimento Socioeconômico, Acasec, Sindicato Rural de Ibitiúra, Andradas e Caldas e Sebrae.

O evento tem como parceiros e expositores: Abic, Acafeg, Agripoços, Apraf - Prefeitura De Ibitiúra, Atilla, Miss Chocolate, Café e Confeitaria Braga, Café Faz Santa Bárbara, Doces 2 Irmãs, Hotel Porto das Asas, Inscrição Concurso Torra, Inscrições Koar, Kaleido Torradores, Lozano, Mantissa (Agro Fonte Alta), Mariana Vulcânica, Nicão, Faf, Ofi, Carmomaq, Região Vulcânica, Ritual Cafés da Alta, Rota do Café, Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unimed e Wood'n.

Serviço
Andradas Café Festival 2024
Quando:
de 15 a 17 de março
Horário: das 9h às 18h (exposição) e 18h às 21h (atividades culturais)
Onde: Pavilhão do Vinho (Rua Major Bonifácio, s/n, Centro, Andradas, MG)
Inscrições: Sympla
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...