Pular para o conteúdo principal

IFSULDEMINAS REALIZA INAUGURAÇÃO DA CIDADE DA INOVAÇÃO DO SUL DE MINAS

Parque tecnológico reunirá iniciativas em prol do desenvolvimento regional


No dia 16 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou, no Campus Poços de Caldas, a cerimônia oficial de inauguração da Cidade da Inovação do Sul de Minas. A solenidade contou com apresentações culturais, descerramento de placas e presença de diversas autoridades, como o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávila Barbosa; o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Rafael Felipe Coelho Neves; o deputado federal Odair Cunha; o deputado estadual Rodrigo Lopes; o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera; o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Claudio Alex da Rocha; o assessor representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Pedro Gustavo Aubert; o secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira; e o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo.

Localizada no terreno de mais de 50.000 m² ao lado do IF, que foi doado pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal, a Cidade da Inovação é um grande parque tecnológico que, em sua fase inicial, conta com estúdio de gravação para EaD, espaço de coworking, ampliação do Espaço Maker, além de laboratório e escritório para a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Só nessa primeira fase que foi inaugurada, são mais de R$ 3 milhões de recursos investidos em 380 m² de área construída. Nas fases seguintes, a Cidade da Inovação abrigará parceiros da sociedade civil organizada bem como empresas e startups, convivendo em um ambiente criativo de geração de soluções e conhecimento.

A Cidade da Inovação é uma conquista do IFSULDEMINAS e de toda a sociedade, obtida por meio da bem-sucedida parceria com o poder público municipal, os Ministérios da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de parlamentares, organizações da sociedade civil e agências de fomento e desenvolvimento. A atuação da Cidade da Inovação terá como eixos temáticos: cultura, sustentabilidade, energia renovável, mobilidade elétrica, inteligência artificial e automação.

“É um marco para o IFSULDEMINAS e para a cidade de Poços de Caldas, porque nós temos essa inauguração de uma área que tem um potencial imenso de contribuição para o arranjo produtivo local, visto que nós teremos aqui um centro de incubação de empresas juniores, de projetos de empreendedorismo, que irão convergir com os professores e os estudantes”, destacou o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Barbosa. “É um espaço fundamental para a cidade e a região. A ideia é que esta seja apenas uma semente, um primeiro bloco de uma dezena de blocos que nós vamos inaugurar ainda, com projetos já aprovados na FAPEMIG e outras agências financiadoras”, comentou o diretor-geral do Campus Poços de Caldas, professor Rafael Neves.

Após a inauguração, os gestores, pesquisadores e servidores das instituições presentes participaram de uma palestra com o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, que falou sobre as oportunidades de financiamento da FINEP.

*Da assessoria do IFSULDEMINAS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.