Pular para o conteúdo principal

LIMPEZA DAS VIAS PÚBLICAS DE BARBACENA GANHA REFORÇO DE CUSTODIADOS DO REGIME SEMIABERTO


A iniciativa, que une poder público e sistema prisional, proporciona trabalho remunerado e novas perspectivas para detentos do regime semiaberto

Em Barbacena, na região Central de Minas, moradores já podem observar uma novidade na rotina da cidade: detentos do regime semiaberto estão trabalhando na manutenção das vias e na limpeza do município. A parceria entre a prefeitura e o Presídio de Barbacena é inédita na cidade e essencial para que detentos que estão no regime semiaberto tenham uma oportunidade para recomeçarem suas vidas bem distante da criminalidade.

Desde agosto custodiados da unidade prisional estão mobilizados junto à Secretaria de Obras e atuam em atividades diárias que já resultam em melhorias para a população. Inicialmente, oito indivíduos estavam empregados na parceria, porém, este mês, três novos sentenciados foram incluídos na força de trabalho, totalizando 11 participantes até o momento.

Os detentos trabalham oito horas diariamente e esse período não apenas permite que eles se mantenham ocupados e desenvolvam atividades que beneficiem a comunidade, como também lhes assegura uma remuneração por seu trabalho.

Colaboração pioneira
Essa inédita cooperação, contudo, levou alguns anos para se concretizar. O diretor-geral do Presídio de Barbacena, Geovane da Silva, conta que desde 2022 realiza esforços junto à Vara de Execuções Penais de Barbacena para que a parceria com o poder público municipal se tornasse uma realidade.

Embora os trabalhos da parceria tenham começado há pouco mais de três semanas, as perspectivas dos custodiados que estão participando do projeto já demonstram novos olhares. Leonardo Moreira Costa destaca que realizar este trabalho é uma maneira de acumular experiências que podem ser necessárias futuramente.

“Nesse ritmo de parceria a pessoa consegue encontrar um caminho. E isso traz uma bagagem para a gente na vida”.

Parcerias como esta beneficiam não apenas os detentos, mas também proporcionam ganhos para a comunidade. “A sociedade só tem a ganhar com essa iniciativa, visto que é mais um aparato de política pública para atender ao bem-estar da população, reforça Geovane”.

Outras oportunidades
A parceria entre o Presídio de Barbacena e a prefeitura para a oferta de atividades laborais não é a única iniciativa nesses moldes que acontece na unidade. Internamente, a empresa responsável por fornecer a alimentação na unidade prisional emprega dois detentos que são encarregados de entregar as refeições aos demais custodiados em suas celas.

Externamente, outros detentos também atuam em outras unidades prisionais pertencentes à 13ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Eles são responsáveis por serviços de limpeza e manutenção de obras em andamento.

*Da assessoria da Sejusp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.