Pular para o conteúdo principal

COOPERAM CELEBRA A EXCELÊNCIA COM PREMIAÇÕES


A Coopercam realizou, no dia 21 de novembro, a tão aguardada cerimônia de premiações dos 7º Concurso de Qualidade de Cafés e 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco. O evento reuniu cooperados, colaboradores, membros da diretoria e empresas parceiras em uma noite de reconhecimento à dedicação de seus produtores.

A sétima edição do concurso de café teve por objetivo identificar os melhores grãos recebidos nos armazéns da Coopercam na safra 2024, valorizá-los e incentivar a produção de cafés especiais nos municípios da região em que a cooperativa atua.

A competição de cafés contou com a análise sensorial criteriosa de lotes recebidos entre 1º de maio e 31 de outubro de 2024, avaliados com base na metodologia SCA (Specialty Coffee Association). Após a fase eliminatória, a etapa classificatória foi realizada em 1º de novembro, no Departamento de Cafés da Coopercam. Os jurados Jeferson Luis Salgado, Antônio Carlos dos Santos, Josué Tavares, Abmael Abmael Seixas da Silva e Renato Vitor Juvêncio, selecionaram as melhores amostras em duas categorias: Natural (10 amostras) e Cereja Descascado (3 amostras).

O gerente do Departamento de Cafés da Coopercam, Hélvio Zacaroni, destacou os desafios climáticos enfrentados neste ano, mas comemorou o alto padrão dos lotes premiados. “Mesmo com as adversidades, tivemos o prazer de selecionar cafés de qualidade e com atributos sensoriais extraordinários, em especial o primeiro lugar, o café da cooperada Valeria Miareli - frutado com notas de abacaxi, maracujá, caramelo, limão e mel, acidez cítrica brilhante, corpo licoroso e finalização prazerosa - nos encantou, alcançando nosso objetivo de incentivar a produção de excelência entre nossos cooperados”.

Beleza e emoção no Concurso de Fotografia
Já o 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco teve como objetivo capturar belas imagens durante a colheita, um dos momentos mais marcantes do ciclo do café. A edição 2024 recebeu mais de 200 fotografias, que encantaram os jurados e tornaram o processo de seleção ainda mais desafiador.

Para o presidente da Coopercam, José Márcio Rocha, o concurso foi uma oportunidade de valorizar a essência do campo e o olhar artístico dos cooperados: “As fotografias captaram a beleza única do universo rural e trouxeram inspiração a todos. Os nossos concursos reforçam o compromisso da cooperativa pela valorização da cafeicultura e o incentivo às expressões artísticas do meio rural. Em um ano marcado por desafios, as iniciativas celebraram a dedicação dos cooperados, fortalecendo o vínculo entre tradição, qualidade e inovação”.

Jairo Megda conquistou o primeiro lugar com um registro emocionante de seu neto Bernardo. O menino, com apenas três anos de idade, já carrega boas lembranças, ao lado do avô, no cultivo do café. A foto simboliza a continuidade da tradição no campo e retrata uma nova geração de cafeicultores que, desde cedo, vivenciam a magia de brincar entre os grãos e carregam as raízes e os valores da vida rural.

Confira abaixo os vencedores dos 7º Concurso de Qualidade de Cafés e 4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco.

7º Concurso de Qualidade de Cafés

Categoria Natural

Classificação

Cooperado

Nota

Valeria Miareli

87,80

João Flogeri

86,55

Denilson José da Silva

86,00

Tomas Massao Tanoue

85,70

Luis Henrique de Carvalho Ferreira

85,40

Michael Jeferson Rodrigues

85,30

Julio César de Lima Marcolino

84,80

Maria Lídia Tiso Miranda 

84,70

Aderson Vieira Miranda

84,65

10º

Mateus Miranda Martins da Silva

84,60

Categoria Cereja Descascado

Classificação

Cooperado

Nota

Valeria Miareli

83,90

Juliano Mendonça Araújo

83,60

Maria Lídia Tiso Miranda

83,00

   

4º Concurso de Fotografia Cafeicultura em Foco

Classificação

Cooperado

Jairo José Megda

Daniel Ferreira de Castro

Zaira Luiza Flogeri, neta do cooperado João Flogeri

Gabriel Silva Araújo, filho do cooperado Wellyson da Silva Araújo

Tomas Massao Tanoue

Gustavo Coelho de Oliveira, filho do cooperado José Augusto de Oliveira

Luigi Rodrigues Flogeri, neto do cooperado João Flogeri

Bruna Gomes dos Reis Santos, filha da cooperada Selma Aparecida Gomes

Gabriel Lucas Palhão

10º

Roderique Pereira Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAXAMBU VAI SE TRANSFORMAR NA CIDADE DE CORAIS COM O CANTA BRASIL 2025

Aberto ao público, evento vai reunir 18 grupos de diferentes cidades com apresentações no Hotel Glória Caxambu e em vários locais da cidade do Sul de Minas Entre os dias 14 e 17 de agosto, a Caxambu, localizada no Circuito das Águas, será palco do Canta Brasil 2025, um dos maiores festivais de corais do país. O evento musical vai reunir 18 grupos de diferentes cidades da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Canta Brasil 2025 homenageia este ano o saudoso maestro José Henrique Martins (Zeca), idealizador do evento, e o Maestro José Valoni Féo pelos 50 anos de vida artística e dedicação ao canto coral, regente do coral da Associação Bosque Marapendi, do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura será no dia 14 de agosto, às 19 horas, no Hotel Glória Caxambu, e o encerramento no domingo, dia 17, às 8h30, no Parque das Águas. Durante quatro dias, corais vão mostrar um repertório variado e bastante atrativo. A programação prevê diversas apresentações nos dia...

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.