Pular para o conteúdo principal

VARGINHA É O 4° MUNICÍPIO QUE MAIS EXPORTA EM MINAS


Minas Gerais é o 3º maior exportador com participação de 12,4% no comércio internacional do país, atrás apenas de São Paulo (21%) e do Rio de Janeiro (13,3%).

Em 2024, as exportações de Minas Gerais cresceram 4,1%, totalizando US$41,9 bilhões.

Entre os municípios que mais colaboraram com o índice mineiro está Varginha - 4º colocado que registrou US$ 2 bilhões de exportações lideradas pelo café, principalmente para a Alemanha, os Estados Unidos e a Bélgica. Em 1º está Araxá (produtos siderúrgicos) seguido de Conceição do Mato Dentro (2º) e Nova Lima (3º) com a exportação de minério de ferro.

Os dados são da Fundação João Pinheiro referentes ao ano de 2024.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha Henrique Touguinha, “é com grande orgulho que celebramos o notável desempenho de Varginha nas exportações em 2024, contribuindo para que o estado se mantenha como o terceiro maior exportador do Brasil”. Ele explica que este resultado não é apenas uma conquista para a cafeicultura, é um reflexo do impacto econômico e social que o setor gera na cidade. “O café movimenta toda uma cadeia produtiva que permeia Varginha, desde o cultivo até a exportação, gerando empregos diretos e indiretos, renda para as famílias e oportunidades para jovens”, enfatiza. 

Ele afirma que “com uma infraestrutura robusta nossa cidade é um polo que conecta tradição e inovação. Gostaria de destacar que esses resultados fortalecem a economia local como um todo. A expansão das exportações gera um ambiente favorável para novos negócios. Fortalecidas pelo poder público, as cadeias produtivas têm sido cruciais para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico, atraindo investimentos e estimulando o desenvolvimento sustentável da cidade. O sucesso de Varginha é resultado de um trabalho coletivo: das cooperativas, das grandes exportadoras, dos pequenos e médios produtores, e de todas as instituições que apoiam o setor. Estamos certos de que, com esse ritmo de crescimento, Varginha continuará sendo referência não apenas em café, mas em gestão eficiente, sustentabilidade e desenvolvimento econômico”.

Varginha foi destaque em reportagem do Diário do Comércio do dia 9 deste mês. O prefeito Leonardo Ciacci, em entrevista ao Diário, comentou que “vermos que Varginha continua em uma crescente, ampliando as exportações de café, é motivo de muita honra e alegria para nós”. 

A reportagem continua com a afirmação do prefeito que “uma das maiores cooperativas de café do Brasil está instalada na cidade, bem como as grandes exportadoras do produto. O líder municipal destaca que Varginha possui uma infraestrutura adequada para a cafeicultura, com porto-seco, Centro de Excelência em Cafeicultura (Senar), Fazenda Experimental de Café e Fundação Procafé”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.