Pular para o conteúdo principal

INFLAÇÃO FICOU ESTÁVEL EM VARGINHA NO MÊS DE MAIO


Pela primeira vez neste ano de 2025, a inflação geral em Varginha, medida pelo Índice Municipal de Preços ao Consumidor (IMPC), ficou estável com o resultado de -0,09% em maio comparado com abril. Comparando com maio de 2024, a inflação acumulada atingiu 7,81%.

O IMPC é um indicador inflacionário calculado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas), Departamento de Pesquisa do Unis e GEESUL. São coletados cerca de 500 preços de 44 itens distribuídos em 5 grandes grupos de gastos, sendo eles: Alimentação, Habitação, Transporte, Educação e Comunicação.

O grupo comunicação teve a maior alta (2,90%), com os planos básicos de telefonia móvel subindo 4,68% e os planos de internet ficando 1,97% mais caros.

Transporte apresentou tênue elevação de 0,09%, com o destaque para a correção nos preços médios da gasolina em 0,31%.

Após ter sido o grupo com maior elevação no mês anterior, habitação recuou -0,04% em maio. Destaque para as altas dos itens de higiene pessoal (3,07%) e da energia elétrica (1,83%). Por outro lado, o gás de cozinha teve queda de -3,75% e produtos de limpeza geral da residência -0,89%.

Outro grupo que teve diminuição foi alimentação (-0,58%). Entre os produtos que tiveram os maiores encarecimentos, destacam-se tomate (16,80%) e alho (10,84%) em virtude da menor oferta no mercado e carne de frango (6,83%) devido à maior demanda, mas que ainda não havia sido influenciada pelos embargos às exportações em razão do caso de gripe aviária. Os produtos com as maiores quedas foram batata (-18,83%), banana (-15,50%) e café em pó (-5,42%) devido a
intensificações nas colheitas da atual safra e às melhores expectativas de oferta.

O grupo educação se manteve estável.

O principal indicador de inflação no Brasil (IPCA) apresentou forte desaceleração, com alta de 0,26% em maio, sendo que em abril foi de 0,43%. Foi possível notar algumas convergências nos resultados local e nacional, especialmente em comunicação e itens de cuidado e higiene pessoal.

A difusão inflacionária, indicador da quantidade de produtos pesquisados que tiveram alta nos preços médios, foi de 38,6% em Varginha no mês de maio, abaixo do resultado de abril (48%). A amplitude das variações, diferença entre o produto com maior alta e aquele com maior queda, atingiu 35,63 pontos percentuais, uma queda considerável em relação aos dados anteriores que foi de 80,36 p.p. Essa queda na amplitude demonstra uma menor volatilidade no comportamento dos preços.

Mais uma vez, nossa previsão de desaceleração inflacionária a nível nacional e local se confirmou plenamente, ocasionada principalmente pelo comportamento dos alimentos e do transporte.

Para o curto prazo, esperamos que a inflação continue estável tanto para Brasil como Varginha, com possiblidade de queda no grupo transporte devido à diminuição nos preços dos combustíveis. No entanto, a atenção estará focada em novas altas da energia elétrica e também nos impactos que as ondas de frio poderão provocar na oferta dos produtos alimentícios.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

ANTT EM PERDÕES

O prefeito Teco, o vice Totonho, o presidente da Câmara Jhonny e os vereadores Luizinho e Wagão, receberam ontem os técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Allan Milagres e Carlos Alvisi para discutir "in loco" às modificações nos acessos em áreas prioritárias de Perdões.

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...