INICIATIVA DO SEBRAE MINAS APROXIMA REGIÕES COM FOCO EM INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Nos dias 29 e 30 de julho, representantes do Sebrae Mato Grosso do Sul estiveram em Lavras, no Sul do estado, para uma missão técnica voltada ao intercâmbio de experiências e à construção de parcerias nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae Minas, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Com o objetivo de apresentar o ecossistema de inovação de Lavras e ampliar as conexões entre os participantes, a programação contemplou visitas a instituições, startups e empresas de base tecnológica, além de networking e apresentações institucionais. Já na sede do Sebrae em Lavras, os visitantes participaram de apresentações sobre o papel da entidade no fortalecimento do ecossistema local.
Para a analista do Sebrae Minas Glaucya Vale, a missão reforça o papel do Sebrae como elo entre iniciativas locais e regionais, sendo catalisador de projetos com impacto positivo no território. “Esta visita representa um passo importante na aproximação entre territórios que compartilham a visão de impulsionar o empreendedorismo com base na inovação. É uma aproximação essencial para criar pontes entre ecossistemas e ampliar o alcance de soluções locais. Lavras tem mostrado que, com articulação e parceria, é possível transformar conhecimento em oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma.
Ecossistema de Inovação de Lavras
Durante os dois dias de visitas, a comitiva conheceu ambientes estratégicos em Lavras, como o Parque Tecnológico (Ipê-Tech) e a Agência de Inovação e Sistemas Inteligentes – Zetta. Também foram visitadas empresas com atuação destacada em seus segmentos, como a Gooxxy, voltada à economia circular; a Vida Veg, referência em alimentos plant-based e a YOUX.
A missão também passou por entidades do setor da educação. A Universidade Fagammon apresentou seus hubs voltados ao empreendedorismo e à tecnologia: StudioX (laboratório de criatividade aplicada), YouXLab (escola de tecnologia para jovens), Hive (espaço de vivências empreendedoras) e Decola (programa de integração entre instituições de ensino locais).
*Por Luciana Trindade, da assessoria
Comentários