Pular para o conteúdo principal

INICIATIVA DO SEBRAE MINAS APROXIMA REGIÕES COM FOCO EM INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO


Nos dias 29 e 30 de julho, representantes do Sebrae Mato Grosso do Sul estiveram em Lavras, no Sul do estado, para uma missão técnica voltada ao intercâmbio de experiências e à construção de parcerias nas áreas de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae Minas, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.


Com o objetivo de apresentar o ecossistema de inovação de Lavras e ampliar as conexões entre os participantes, a programação contemplou visitas a instituições, startups e empresas de base tecnológica, além de networking e apresentações institucionais. Já na sede do Sebrae em Lavras, os visitantes participaram de apresentações sobre o papel da entidade no fortalecimento do ecossistema local.

Para a analista do Sebrae Minas Glaucya Vale, a missão reforça o papel do Sebrae como elo entre iniciativas locais e regionais, sendo catalisador de projetos com impacto positivo no território. “Esta visita representa um passo importante na aproximação entre territórios que compartilham a visão de impulsionar o empreendedorismo com base na inovação. É uma aproximação essencial para criar pontes entre ecossistemas e ampliar o alcance de soluções locais. Lavras tem mostrado que, com articulação e parceria, é possível transformar conhecimento em oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma.


Ecossistema de Inovação de Lavras
Durante os dois dias de visitas, a comitiva conheceu ambientes estratégicos em Lavras, como o Parque Tecnológico (Ipê-Tech) e a Agência de Inovação e Sistemas Inteligentes – Zetta. Também foram visitadas empresas com atuação destacada em seus segmentos, como a Gooxxy, voltada à economia circular; a Vida Veg, referência em alimentos plant-based e a YOUX.

A missão também passou por entidades do setor da educação. A Universidade Fagammon apresentou seus hubs voltados ao empreendedorismo e à tecnologia: StudioX (laboratório de criatividade aplicada), YouXLab (escola de tecnologia para jovens), Hive (espaço de vivências empreendedoras) e Decola (programa de integração entre instituições de ensino locais).

*Por Luciana Trindade, da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho