Pular para o conteúdo principal

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE LAVRAS CONSOLIDA 17 ANOS DE TRAJETÓRIA E LANÇARÁ O PACTO PELA INOVAÇÃO EM OUTUBRO


Lavras vem construindo, ao longo dos últimos 17 anos, um caminho sólido rumo à consolidação de seu ecossistema de empreendedorismo e inovação, o Vale dos Ipês. O processo foi gradual, reunindo universidades, empresas, poder público e sociedade civil em torno de um mesmo objetivo: transformar conhecimento em impacto para o desenvolvimento da cidade e da região.

Primeiros marcos
O primeiro passo decisivo aconteceu em 2005, com a criação do projeto do Parque Científico e Tecnológico de Lavras, iniciativa pioneira que visava aproximar ciência e mercado. Dois anos depois, em 2007, a Universidade Federal de Lavras inaugurou o Núcleo de Inovação Tecnológica (NINTEC), abrindo espaço para a difusão de pesquisas aplicadas e o fortalecimento da cultura empreendedora e, dois anos depois, em 2009, lança sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, a Inbatec.

Esses marcos desencadearam uma série de eventos e programas que, ao longo dos anos, ajudaram a consolidar a cidade como polo de inovação e tecnologia.

Governança e novas iniciativas
Em 2022, nasceu a Rhizoma – Agência de Inovação do Vale dos Ipês, responsável por fazer a governança do ecossistema. A partir dela, Lavras intensificou sua agenda de eventos e conexões, como a realização da segunda edição do TEDxLavras, a promoção de programas de apoio a startups e o fortalecimento de parcerias regionais e nacionais. Em seu terceiro ano de vida, a Rhizoma se reposiciona e passa a coordenar a Trilha Empreendedora do Vale dos Ipês.

2025: A inovação como política pública e nova governança
O ano de 2025 representa um divisor de águas. A Prefeitura Municipal de Lavras abraçou a causa e trouxe para a cidade a metodologia Cidades Inovadoras, que já desenvolveu ecossistemas estratégicos no Brasil e no exterior, como em Medellin na Colômbia, Barcelona na Espanha e, no Brasil, Porto Alegre, Lucas do Rio Verde, Passo Fundo e mais de 30 outras cidades, ajudando ainda mais a posicionar Lavras entre as que mais investem em políticas públicas para inovação no Brasil.

Neste ano, foram implementados e/ou atualizados importantes regulamentações estruturantes:
  • Formação empreendedora incorporada como política educacional;
  • Viabilização de Sandbox Regulatório para testes de soluções inovadoras;
  • Atualização de incentivos fiscais voltados a empresas de base tecnológica;
  • Regulamentação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Ensino Superior de Lavras, composto pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Ensino Superior, pelo Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia e, pelo Parque Científico e Tecnológico de Lavras;
  • Reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo e Inovação, com a criação da Superintendência de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além disso, a verdadeira governança do ecossistema foi identificada e organizada em diferentes instâncias que garantem tanto a institucionalidade quanto a execução prática.

De um lado, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Ensino Superior de Lavras (COCITIEEIS) atua como órgão institucional vinculado ao Governo Municipal, responsável por definir a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Inovação e atualizar a base legislativa do ecossistema. Complementando, surge a Governança do Pacto, composta pelo Conselho Estratégico, guardiões da visão de futuro; pela Coordenação Geral, que conecta as hélices e camadas do ecossistema; pela Coordenação dos Grupos de Trabalho (GTOs), que funcionam como “scrum masters” das sprints; e pelos próprios GTOs, executores diretos dos projetos priorizados.

Por fim, a Mesa do Pacto, formada por instituições representativas das quatro hélices, tem a missão de analisar, priorizar e validar, a cada seis meses, os projetos que efetivamente serão executados dentro do Pacto pela Inovação.

O próximo passo: Lançamento do Pacto pela Inovação de Lavras
Esse movimento ganhará notoriedade pública em 9 de outubro de 2025, com o lançamento oficial do Pacto pela Inovação de Lavras, no Lavras Hall, a partir das 18:30h. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas no link abaixo:

INSCRIÇÕES: https://pactolavras.my.canva.site/

O evento reunirá mais de 130 representantes das 4 hélices (governo, iniciativa privada, academia e sociedade) para apresentação da linha do tempo da construção do ecossistema nos últimos anos, apresentação da Visão de Futuro que guiará os próximos passos da cidade em relação a inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável, os principais macro desafios e, obviamente, assinatura do Pacto, compromisso público que acelerará o desenvolvimento econômico e social do município de maneira colaborativa e pautado na entrega de grandes projetos a cada 6 meses.

Segundo o superintendente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rennan Campos, "o Pacto pela Inovação de Lavras é mais do que um compromisso formal — é a materialização de um desejo coletivo de transformar o futuro da nossa cidade. Ele nasce para dar ritmo, foco e continuidade a tudo o que já construímos nos últimos 17 anos, criando condições para que grandes ideias saiam do papel e gerem impacto real na vida das pessoas. A inovação só faz sentido quando é compartilhada, quando conecta talentos, empresas, universidades, governo e cidadãos em um mesmo propósito. É por isso que faço aqui um convite: que cada pessoa, cada instituição e cada iniciativa se reconheça como parte desse movimento. Juntos, podemos consolidar Lavras como referência em inovação e desenvolvimento sustentável no Brasil — e escrever uma história de futuro que orgulhará as próximas gerações.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CCJ REJEITA PEC QUE EXIGE AUTORIZAÇÃO PARA AÇÃO PENAL CONTRA PARLAMENTARES

O relator, Alessandro Vieira, apresentou relatório contrário à proposta e foi seguido pelos senadores Senador Alessandro Vieira   A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta quarta-feira (24) a proposta de emenda à Constituição que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares (PEC 3/2021). Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria. A decisão final caberá ao Plenário do Senado. A proposição altera a Constituição para, essencialmente, determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado). Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC foi aprovada em 17 de setembro ...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho