Pular para o conteúdo principal

COOPERCAM LANÇA PROJETO AMBIENTAL RECICLA+


O lixo em geral é um grande problema para o meio ambiente. As muitas décadas de descarte incorreto têm acumulado não somente montanhas de dejetos, como também danos à vida do planeta terra em geral. Reverter essa situação tornou-se uma obrigação dos tempos atuais, pois a destinação correta do lixo é garantir a vida das gerações futuras. Afinal, essa ação também faz parte dos cuidados prementes com o meio ambiente.

Felizmente, muitas pessoas têm, cada vez mais, se preocupado com o descarte correto do lixo. Muitas cidades já adotam a separação de lixo orgânico e recicláveis, por exemplo. Mas, dentro de casa, mora um perigo bem grande ao meio ambiente: as pilhas e baterias. Caso esses materiais não sejam descartados corretamente, causam muitos danos ao meio ambiente e ao homem.

Na composição dessas pilhas e baterias estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com esses componentes está o câncer e as mutações genéticas.

Mas é importante saber que as pilhas e as baterias em funcionamento não oferecem riscos. O problema surge quando elas são descartadas no lixo comum e passam por modificações na cápsula que as envolvem. Ou seja, quando sofrem amassos, estouros ou vazam o líquido tóxico de seus interiores. Esse material tóxico se acumula, torna-se lixo não biodegradável (não é consumido com o passar dos anos) e contamina o solo e lençóis freáticos. Atualmente, a legislação brasileira exige que os fabricantes recebam de volta pilhas e baterias e deem a elas o destino adequado.

Recicla+
Pensando nisso, a Cooopercam resolveu abraçar a causa do descarte correto de pilhas e baterias. Assim, nasceu o Recicla+, um projeto ambiental para ajudar o meio ambiente a ter menos lixo tóxico.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, o Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano. Estima-se que cada brasileiro consuma menos de cinco pilhas comuns anualmente. 

“Esses números impressionam quando pensamos que boa parte desse material vai para o lixo comum e causa muitos danos ao meio ambiente”, explica Pâmela Corrêa, responsável pelo marketing da Coopercam.

Como a Coopercam já é ponto de coleta de embalagens de agrotóxicos (que também necessitam de um descarte correto), a Cooperativa uniu o útil ao agradável. “De forma regular, enviamos essas embalagens para uma empresa especializada e vamos aproveitar a ‘carona’ para despachar também pilhas e baterias que não serão mais utilizadas por nossos cooperados e colaboradores”.

Caixas específicas para receber esses materiais estão disponíveis nas lojas da Coopercam em Campos Gerais, Campo do Meio e distrito de Córrego do Ouro. “A nossa ideia é que não somente colaboradores e cooperados criem o hábito de trazer essas pilhas e baterias para a Coopercam. Queremos que toda a comunidade se sinta à vontade para abraçar essa causa com a gente”, finaliza Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

SISTEMA FECOMÉRCIO MG OFERTA, POR MEIO DO SENAC, DEZ TURMAS EM CURSOS GRATUITOS EM LAVRAS

As qualificações fazem parte dos programas PSG e Senac + O Senac em Lavras , que faz parte do Sistema Fecomércio MG, oferta, por meio dos programas Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG) , dez turmas em cursos gratuitos ágeis e técnicos com início previsto para o mês de agosto. O PSG disponibiliza as vagas para pessoas cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. E pelo Senac+, podem participar alunos indicados por empresas; sindicatos empresariais e associações de inclusão social devidamente credenciadas junto ao Senac. Cursos ágeis com matrículas abertas em Lavras Há oportunidades em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, gestão, tecnologia e saúde. PSG · Informática Básica - Sistemas Operacionais e MS Office – Início 04/08 · Tricologia e Terapia Capilar – Início 04/08 · Cor e Mechas – Início 04/08 · Assistente de Logística – Início 04/08 · Gestão de Custos e Logísticas em A&B - Início 04/08 · Cozinhas Veg...