quarta-feira, 20 de maio de 2020

DOIS PROJETOS DA UFLA SÃO APROVADOS PELA FAPEMIG PARA AJUDAR NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19


Os projetos “Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes com Covid-19” e “Sistema de ventilação automatizado para auxílio a pacientes com Covid-19”, coordenados respectivamente pelos professores Sandro Pereira e Joelma Rezende Pereira, do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão entre os 19 projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Foram submetidas mais de 190 propostas no Edital Fapemig Chamada 01/2020, lançado no fim do mês de março. E os projetos da UFLA que foram aprovados contam com uma equipe multidisciplinar para a sua execução. “Isso só foi possível porque uniu-se um time multidisciplinar, com várias especialidades e olhares diferentes, para poder auxiliar a sociedade”, comenta o professor Sandro.
Sistema de enclausuramento e transporte de pacientes

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de infecção de outros pacientes e profissionais de saúde que atuam na linha de frente, foi criado um sistema de enclausuramento e transporte com a intenção de isolar o paciente com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus.

Esse sistema é capaz de manter uma atmosfera controlada interna, com controle de vazão e pressão, fluxo contínuo de ar e saída, e total desinfecção do vírus. A aplicação do sistema será de grande utilidade para a movimentação de pacientes com Covid-19 entre as diversas alas hospitalares, considerando ainda deslocamentos de CTI e de ambientes externos ao hospital.

O professor Sandro explica que “o sistema de enclausuramento e transporte é fundamental para toda rede pública de hospitais – SUS e que terá a sua aplicação não só no combate da Covid-19, mas para qualquer doença que permita contágio entre as pessoas, por exemplo a Tuberculose, entre outras”.
Sistema de ventilação automatizado

O projeto visa auxiliar o atendimento de pacientes com Covid-19, quanto à ventilação pulmonar, desenvolvendo um sistema de automação para o suporte ventilatório mecânico, conhecido como ambu. Esse suporte poderá ser aplicado nos postos avançados de saúde e hospitais de campanha, que geralmente não possuem toda infraestrutura necessária para o pronto atendimento em pacientes com Covid-19.

“Foi desenvolvido esse protótipo com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde no atendimento rápido no transporte, na movimentação de pacientes positivos para Covid-19 dentro dos hospitais e das unidades de saúde. Sendo assim, essa equipe multidisciplinar se reuniu para atender a essa demanda específica que foi levantada pelos profissionais de Lavras. Já estamos na fase de teste em seres vivos e logo estará no mercado para atender a toda a população”, detalha a professora Joelma.

com Greicielle dos Santos - da assessoria da UFLA

Nenhum comentário: