Pular para o conteúdo principal

HU-UFLA DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NO INÍCIO DE 2026


O Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (HU/UFLA) é um dos projetos prioritários para a instituição e a expectativa é que ele esteja em funcionamento no início de 2026. Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a presença do presidente, professor Arthur Chioro, e do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, foram abordadas as estratégias fundamentais para viabilizar a formalização do contrato de gestão e o andamento do projeto que prevê a conclusão do HU/UFLA, com 110 leitos e 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A previsão é que o contrato de gestão seja assinado no prazo de três meses e os processos licitatórios para as obras sejam iniciados ainda em 2024. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi desenvolvida até 2021. Os recursos para a nova fase da construção estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre os assuntos colocados em pauta, as áreas de especialização que poderão ser atendidas, a compra dos equipamentos necessários para o atendimento de média e alta complexidade, além da contratação e gestão da equipe de profissionais. De acordo com professor Scolforo, deverão ser contratados cerca de 700 profissionais de diferentes especialidades e funções para operacionalizar o HU/UFLA.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Sentimos que há, por parte da Ebserh, um desejo verdadeiro de fazer com que o sonho do HU/UFLA aconteça”, considerou o reitor. Além da Ebserh, Scolforo participou de reuniões no Congresso Nacional e Senado para reforçar o apoio ao projeto.
 
Referência regional
Na segunda-feira (17/6), o HU/UFLA foi tema de reunião com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav) e prefeito de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti. Com a participação do reitor, professor Scolforo, e do vice-reitor, professor Jackson Barbosa, a reunião objetivou o entendimento de como a Universidade poderá formalizar uma parceria com o Cislav, permitindo o atendimento prioritário aos 10 municípios da microrregião que compõem o Consórcio (Lavras, Ijaci, Ribeirão Vermelho, Nepomuceno, Luminárias, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas e Bom Sucesso).


Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Também foi agendada nova reunião com a presença dos prefeitos dos municípios participantes, para a apresentação dos projetos do HU/UFLA e expectativas para a formalização da parceria.
 
Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região. Ele considerou que a prestação dos serviços deverá, inclusive, atrair outros municípios para o Consórcio, fortalecendo ainda mais a parceria com a Instituição.
 
O HU/UFLA também já recebeu o apoio da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, durante reunião realizada em maio, no câmpus da Universidade. Na oportunidade, foi destacada a importância social do empreendimento para a saúde pública em Lavras e região, além de representar uma campo de prática para a formação qualificada dos profissionais de saúde formados pela UFLA.

*Informações da assessoria da UFLA

Comentários

Anônimo disse…
E isso nossa Lavras!!!! Muito feliz
Anônimo disse…
Parabéns valorizando nosso povo que depende do sus

Postagens mais visitadas deste blog

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.