Pular para o conteúdo principal

HU-UFLA DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO NO INÍCIO DE 2026


O Hospital Universitário da Universidade Federal de Lavras (HU/UFLA) é um dos projetos prioritários para a instituição e a expectativa é que ele esteja em funcionamento no início de 2026. Em reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a presença do presidente, professor Arthur Chioro, e do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, foram abordadas as estratégias fundamentais para viabilizar a formalização do contrato de gestão e o andamento do projeto que prevê a conclusão do HU/UFLA, com 110 leitos e 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A previsão é que o contrato de gestão seja assinado no prazo de três meses e os processos licitatórios para as obras sejam iniciados ainda em 2024. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras foi desenvolvida até 2021. Os recursos para a nova fase da construção estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre os assuntos colocados em pauta, as áreas de especialização que poderão ser atendidas, a compra dos equipamentos necessários para o atendimento de média e alta complexidade, além da contratação e gestão da equipe de profissionais. De acordo com professor Scolforo, deverão ser contratados cerca de 700 profissionais de diferentes especialidades e funções para operacionalizar o HU/UFLA.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Sentimos que há, por parte da Ebserh, um desejo verdadeiro de fazer com que o sonho do HU/UFLA aconteça”, considerou o reitor. Além da Ebserh, Scolforo participou de reuniões no Congresso Nacional e Senado para reforçar o apoio ao projeto.
 
Referência regional
Na segunda-feira (17/6), o HU/UFLA foi tema de reunião com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav) e prefeito de Ijaci, Fabiano da Silva Moreti. Com a participação do reitor, professor Scolforo, e do vice-reitor, professor Jackson Barbosa, a reunião objetivou o entendimento de como a Universidade poderá formalizar uma parceria com o Cislav, permitindo o atendimento prioritário aos 10 municípios da microrregião que compõem o Consórcio (Lavras, Ijaci, Ribeirão Vermelho, Nepomuceno, Luminárias, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas e Bom Sucesso).


Durante o encontro, foi pontuada a expectativa de credenciamento dos serviços do HU/UFLA como apto a prestar os procedimentos de saúde discriminados em edital específico do Consórcio. Também foi agendada nova reunião com a presença dos prefeitos dos municípios participantes, para a apresentação dos projetos do HU/UFLA e expectativas para a formalização da parceria.
 
Fabiano Moreti destacou a importância do HU/UFLA, devendo se tornar uma referência em atendimentos de média e alta complexidade para toda a região. Ele considerou que a prestação dos serviços deverá, inclusive, atrair outros municípios para o Consórcio, fortalecendo ainda mais a parceria com a Instituição.
 
O HU/UFLA também já recebeu o apoio da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, durante reunião realizada em maio, no câmpus da Universidade. Na oportunidade, foi destacada a importância social do empreendimento para a saúde pública em Lavras e região, além de representar uma campo de prática para a formação qualificada dos profissionais de saúde formados pela UFLA.

*Informações da assessoria da UFLA

Comentários

Anônimo disse…
E isso nossa Lavras!!!! Muito feliz
Anônimo disse…
Parabéns valorizando nosso povo que depende do sus

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

INSEGURANÇA NO CAMPUS

Nas últimas semanas aumentou os casos de crimes ocorridos no campus da UFLA. Setor 'sensível', segurança interna sofreu redução de gastos com mudança do quadro funcional  Segurança interna foi uma das primeiras a sofrer baixas na politica de redução de gastos e prioridades A segurança pública é uma das grandes preocupações da sociedade brasileira. Mesmo municípios pequenos e as zonas rurais estão vivenciando o aumento alarmante da prática de crimes contra o patrimônio e a vida. E nos campi das instituições federais de ensino superior (IFES) a situação não tem sido diferente. A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem vivido às voltas nas últimas três semanas com uma onda de crimes praticados dentro do campus. Os fatos ocorridos tem se concentrado na região do Ginásio Poliesportivo e do setor de Hidráulica, na parte de baixo do campus, em uma região onde existem passagens para o perímetro urbana da cidade e bairros vizinhos. Até o...