Pular para o conteúdo principal

CAPOEIRA É ARTE, CAPOEIRA É LIBERDADE, CAPOEIRA É CULTURA, PIMENTA É CAPOEIRA


O palco do Casarão de Cultura de Pimenta se transformou em uma arena de arte e energia na última sexta-feira, dia 22 de agosto. Em uma apresentação memorável, a capoeira foi a grande protagonista da noite, encantando o público e celebrando o talento local como parte do Agosto das Artes, uma semana inteira dedicada à valorização dos artistas e das manifestações culturais da comunidade.

O evento, que teve início no último dia 22 e se estenderá até 29 de agosto, tem o objetivo de homenagear a rica diversidade artística que pulsa na região. E a capoeira, com sua mistura única de esporte, luta, dança e música, representou perfeitamente esse espírito.

Os capoeiristas, que se apresentaram com a ginga e a disciplina características da modalidade, foram dignos de todos os aplausos.


Com movimentos fluidos e precisos, ao som do berimbau, atabaque e pandeiro, eles mostraram que a capoeira é muito mais que um jogo. É uma forma de expressão artística e uma tradição cultural profunda. A performance, cheia de saltos, esquivas e acrobacias, capturou a atenção do público do início ao fim. Ao final da apresentação, os artistas foram ovacionados pela plateia, que reconheceu a técnica e a paixão em cada movimento.

“A capoeira não é só um esporte, é também arte, é também cultura”,. A apresentação de sexta-feira foi um lembrete poderoso de como as tradições podem ser vivas e relevantes, conectando gerações e fortalecendo a identidade de uma comunidade.

O Agosto das Artes continua com sua programação, prometendo mais momentos de celebração e admiração pelas diversas formas de arte que florescem em Pimenta. As performances dos capoeiristas, no entanto, já se tornaram um dos pontos altos dessa grande festa cultural.


*Da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CASO FUNDECC

Comparando as falas do Reitor com o Relatório elaborado pelo Adriano Higino O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) disse em uma reunião do Conselho Universitário (CUNI) que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) estava com graves problemas financeiros e que havia indícios de desvio de recursos públicos nos projetos geridos pela fundação. Quem assistiu a fala do Reitor no Conselho Universitário entendeu que a FUNDECC estava com os dias contados e que, em breve, vários professores da universidade teriam que explicar esses indícios de irregularidades para as autoridades. Pois bem, ao que parece, o Reitor, por algum motivo, desistiu de apurar as “supostas irregularidades” na FUNDECC, ou, pelo menos, de compartilhar essa apuração com o CUNI, que é o órgão deliberativo máximo da instituição. Também, ao que parece, o Reitor transmitiu informações incorretas ao explicar a situação financeira da FUNDECC. Pelo menos é isso que consta no relatório escrito pel...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...