Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DETERMINA PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO EM TRÊS CORAÇÕES


A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou provimento ao recurso e manteve sentença de 1ª Instância que determinou medidas a serem adotadas pelo município de Três Corações, no Sul do Estado, para preservação de 56 imóveis inventariados como patrimônio cultural.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) argumentando que identificou políticas municipais insatisfatórias para preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Na ação, o MPMG sustentou que a prefeitura inventariou 56 imóveis, entre 1998 e 2004, mas não implementou medidas efetivas para preservação ou procedimentos necessários à formalização do tombamento. Até hoje, apenas duas dessas edificações foram tombadas e várias estão em situação precária, segundo a Promotoria.

Em 1ª Instância, o juízo julgou procedentes os pedidos e determinou que o município adote medidas de preservação e não permita a alteração do aspecto estrutural dos imóveis. Também definiu a elaboração de levantamento cadastral, documental, histórico, iconográfico e fotográfico dos bens descritos, bem como proposta técnica de diretrizes de intervenção.

Medidas de proteção
O município recorreu afirmando que o inventário não submete os imóveis ao regime jurídico do tombamento e não tem eficácia para restringir o uso das propriedades. Apontou ainda a necessidade de demolição de três edificações por conta do avançado estado de deterioração e risco à coletividade.

Na avaliação do relator, desembargador André Leite Praça, a controvérsia gira em torno do dever do município de Três Corações de zelar pela preservação dos bens inventariados como patrimônio cultural e a possibilidade de imposição judicial de medidas de proteção.

“No caso dos autos, restou demonstrado que o Município de Três Corações, ao inventariar 56 imóveis entre os anos de 1998 e 2004, reconheceu administrativamente o seu valor cultural. Não obstante, permaneceu omisso quanto à implementação de medidas efetivas de preservação ou à deflagração dos procedimentos necessários à formalização do tombamento, ao passo que o estado avançado de degradação dos imóveis, atestado em laudo técnico, é reflexo direto dessa omissão prolongada”, afirmou o relator.

Intervenções
O desembargador André Leite Praça também destacou o dever do município de proteção do patrimônio cultural, ainda que os bens não tenham sido formalmente tombados:

“O dever de preservação do patrimônio cultural é imposto aos particulares de forma solidária ao ente público, que deve adotar providências administrativas mínimas para assegurar sua conservação. Essa obrigação decorre diretamente da função social da propriedade e da prevalência do interesse público na preservação da memória histórica e cultural da coletividade.”

O magistrado ressaltou, ainda, que a sentença não vedou a possibilidade de intervenções nos imóveis, e em alguns casos o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural inclusive autorizou demolições parciais por oferecer risco a moradores e trabalhadores das obras de restauração.

O desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga e o juiz convocado Marcus Vinícius Mendes do Valle seguiram o voto do relator.

*Da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho