Pular para o conteúdo principal

LAVRENSE É ELEITO REITOR DA UNIFAL-MG COM 44,32% DOS VOTOS

Resultado será encaminhado ao Conselho Universitário para composição da lista tríplice a ser enviada ao MEC
O professor Alessandro Antônio Costa Pereira recebeu 44,32% dos votos proporcionalizados

A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) concluiu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a consulta à comunidade universitária para escolha da nova Reitoria da Instituição. Conforme divulgado pela Comissão Consultiva nesta sexta-feira, 24 de outubro, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, natural de Lavras, no Sul de Minas, foi o candidato mais votado, com 44,32% dos votos, após proporcionalização, de acordo com o edital. A professora Maria Rita Rodrigues obteve 30,22% dos votos.

Mesmo a votação sendo uninominal, ambos candidatos apresentaram os vices. A vice-reitora na próxima gestão será a professora Vanessa Bergamin Boralli Marques, atual pró-reitora de pesquisa e pós-graduação.

Nesta edição da consulta, participaram da votação docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes regularmente matriculados, conforme os critérios definidos no Edital nº 08/2025. O total de votantes foi de 2.558, sendo 1.783 discentes, 266 técnicos e 509 docentes. Esses números correspondem, respectivamente, a 25,16%, 82,10% e 87,31% das categorias.

A apuração considerou os critérios definidos no Edital nº 08/2025, com pesos distintos atribuídos a cada segmento da comunidade universitária. Conforme estabelecido, os votos foram proporcionalizados da seguinte forma: 70% para a categoria docente, 15% para a categoria discente e 15% para a categoria de técnicos administrativos em educação.

O resultado da consulta será encaminhado pela Comissão Consultiva ao Conselho Universitário (Consuni), que se reunirá para homologar os nomes aptos e elaborar a lista tríplice a ser enviada à Presidência da República para nomeação do reitor.

Quem são Alessandro Antônio Costa Pereira e Vanessa Bergamin Boralli Marques

Alessandro Antônio Costa Pereira é professor titular da UNIFAL-MG desde 2017 e atual vice-reitor da Universidade. Graduado em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), em Três Corações, concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Odontologia com concentração em Patologia Bucal pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP).

Servidor da UNIFAL-MG desde 1997, atua nas áreas de Patologia Bucal e Patologia Geral, sendo responsável pelos laudos anatomopatológicos bucais na Instituição. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão voltadas aos processos inflamatórios e neoplásicos da cavidade bucal, no âmbito do Laboratório de Patologia Bucal do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

Entre 2012 e 2017, atuou como avaliador do MEC/INEP e participou de programas de pós-graduação da UNIFAL-MG, como o Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB) e o de Ciências Odontológicas (PPGCO), orientando dissertações e teses e contribuindo para o fortalecimento da pesquisa translacional em saúde.

Na gestão universitária, exerceu funções no Departamento de Patologia e Parasitologia e foi pró-reitor adjunto e titular da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) entre 2010 e 2014. Sua trajetória na UNIFAL-MG é marcada pela defesa de uma universidade democrática, inclusiva, ética e inovadora, com forte articulação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil.

Vanessa Bergamin Boralli Marques é professora titular da UNIFAL-MG desde 2009. Graduada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP), possui doutorado em Toxicologia pela mesma instituição, com estágio sanduíche na Universidade de Leiden, na Holanda.

Atua nas áreas de Farmacologia e Toxicologia, com ênfase em farmacocinética aplicada a alterações fisiopatológicas, tanto em modelos clínicos quanto experimentais. Coordena projetos de pesquisa com foco em modelagem farmacocinética, em cooperação com grupos nacionais e internacionais.

Na UNIFAL-MG, exerceu diferentes funções de gestão acadêmica e administrativa, consolidando ampla experiência em liderança universitária. Desde 2018, é pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, tendo atuado diretamente na expansão da pós-graduação stricto sensu, no aumento da captação de recursos, na implantação e fortalecimento de laboratórios multiusuários e na formulação de políticas institucionais para pesquisa, inovação e internacionalização.

Sua trajetória combina sólida produção científica com forte capacidade de articulação institucional, voltada à consolidação da UNIFAL-MG como uma universidade de excelência e reconhecida pela qualidade de sua pesquisa e pós-graduação. Como gestora, tem priorizado o planejamento estratégico aliado ao cuidado com as pessoas, promovendo ações de valorização acadêmica, políticas afirmativas na iniciação científica e pós-graduação e iniciativas para permanência estudantil e fortalecimento das condições para o desenvolvimento científico.

Acesse o resultado

*Da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho