Pular para o conteúdo principal

MP ELEITORAL ASSINA PROTOCOLO EM MINAS GERAIS PARA FORTALECER COMBATE À VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA MULHERES

Medida foi coordenada com o TRE/MG e a Polícia Federal para agilizar a apuração de denúncias e a proteção das vítimas

Atuar de forma conjunta no enfrentamento da violência política de gênero em Minas Gerais. Esse é o objetivo do Protocolo de Atuação Conjunta firmado pela Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e a Superintendência Regional da Polícia Federal (SR/PF/MG). O documento estabelece fluxos de atuação que permitirão maior celeridade no andamento das denúncias – desde o recebimento até a apuração final.

Com vigência de cinco anos, o protocolo se baseia na Lei de combate à violência política contra a mulher (Lei nº 14.192/2021) e cria um canal de respostas mais ágil para proteger mulheres em situação de violência política e combater uma das causas da sub-representação feminina na política brasileira.

De acordo com essa norma, são considerados crimes de violência política atitudes como assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra uma candidata ou uma mulher que já ocupa um cargo eletivo (como vereadora, deputada, prefeita, etc.).

  • Agilidade e eficiência – O novo fluxo de trabalho estabelece prazos e procedimentos claros para garantir agilidade e eficiência, entre eles:
  • Prioridade à vítima: as autoridades devem priorizar o imediato exercício do direito violado da mulher, conferindo especial importância às suas declarações e aos elementos indiciários.
  • Atuação independente de representação da vítima: se o membro do MP Eleitoral tomar conhecimento de qualquer caso de violência política contra mulheres, ele deve agir sem a necessidade de receber uma denúncia. Isso acontece pela gravidade desse tipo de crime.
  • Comunicação do crime: qualquer pessoa pode comunicar a ocorrência do crime ao Ministério Público Eleitoral, ao Juiz Eleitoral ou à autoridade policial.
  • Prioridade na investigação: após a verificação da verossimilhança dos fatos, a autoridade competente deverá priorizar a investigação criminal.
  • Celeridade em caso que não for de responsabilidade da Justiça Eleitoral: caso o fato noticiado não seja de competência da Justiça Eleitoral, os autos deverão ser imediatamente remetidos ao Juízo competente.
Para o procurador regional Eleitoral José Jairo Gomes, a medida é importante, sobretudo devido ao aumento de casos de violência praticada contra pessoas do gênero feminino no ambiente político e em razão das atividades políticas por elas desenvolvidas. Ele lembra, ainda, que a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – Convenção de Belém do Pará (promulgada pelo Decreto nº 1.973/1996), garante a toda mulher “uma vida livre de violência, tanto na esfera pública como na esfera privada” (art. 3º), direito à igualdade de acesso às funções públicas e “a participar nos assuntos públicos, inclusive na tomada de decisões” (art. 4º, j), e o exercício livre e pleno de seus direitos políticos (art. 5º).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho