Pular para o conteúdo principal

INAUGURADO SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM BARBACENA



Os trabalhadores de Barbacena e da região já contam com um novo serviço público de saúde especializado em doenças profissionais: o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na rua Doutor Antonino Senna Figueiredo, no bairro Santa Tereza, onde funcionou o antigo Sanatório Barbacena. “Esse Centro vai atender na promoção e na prevenção de doenças acometidas ao trabalhador”, declarou o prefeito Martim Andrada ao colocar o novo serviço à disposição da comunidade.

Além de Barbacena, o Cerest vai atender trabalhadores de outros 14 municípios da microrregião assistidas pela Gerência Regional de Saúde (GRS), onde reside uma população de 350 mil pessoas. A referência técnica da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Caist) Soraya Wingester Vilas Boas, que veio a Barbacena para a solenidade, disse que o Cerest não funciona separado do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que integra a rede. “O Cerest é para atender a todos os trabalhadores, da iniciativa privada, do serviço público, aposentados e até desempregados acometidos de doenças profissionais”, justificou.

O diretor do Demasp, Fernando Maluf Wutke fez um apelo para que os médicos encaminhem pacientes para o Centro de Referência. “É importante que os colegas médicos colaborem neste primeiro momento com o Cerest”, declarou. Segundo ele, a finalidade do Cerest é promover a saúde do trabalhador com ênfase nas ações preventivas e prestar assistência, orientação àquelas pessoas acometidas por doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

A coordenadora do Cerest, Luciana de Assis Amorim explicou que para ter acesso aos serviços o trabalhador deve que se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, conforme o caso, o médico indicará o atendimento. “Ele vai estabelecer o nexo causal daquele paciente, ou seja, a origem daquela doença que pode ser em função de sua atividade profissional”, disse Luciana. Na região de Barbacena existem muitos casos de contaminação por agrotóxico e com o Cerest vai mudar a forma como a saúde pública trata esse tipo de agravo, advinda da atividade profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental é a busca pelo  credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.