
Os trabalhadores de Barbacena e da região já contam com um novo serviço público de saúde especializado em doenças profissionais: o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na rua Doutor Antonino Senna Figueiredo, no bairro Santa Tereza, onde funcionou o antigo Sanatório Barbacena. “Esse Centro vai atender na promoção e na prevenção de doenças acometidas ao trabalhador”, declarou o prefeito Martim Andrada ao colocar o novo serviço à disposição da comunidade.
Além de Barbacena, o Cerest vai atender trabalhadores de outros 14 municípios da microrregião assistidas pela Gerência Regional de Saúde (GRS), onde reside uma população de 350 mil pessoas. A referência técnica da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Caist) Soraya Wingester Vilas Boas, que veio a Barbacena para a solenidade, disse que o Cerest não funciona separado do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que integra a rede. “O Cerest é para atender a todos os trabalhadores, da iniciativa privada, do serviço público, aposentados e até desempregados acometidos de doenças profissionais”, justificou.
O diretor do Demasp, Fernando Maluf Wutke fez um apelo para que os médicos encaminhem pacientes para o Centro de Referência. “É importante que os colegas médicos colaborem neste primeiro momento com o Cerest”, declarou. Segundo ele, a finalidade do Cerest é promover a saúde do trabalhador com ênfase nas ações preventivas e prestar assistência, orientação àquelas pessoas acometidas por doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
A coordenadora do Cerest, Luciana de Assis Amorim explicou que para ter acesso aos serviços o trabalhador deve que se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, conforme o caso, o médico indicará o atendimento. “Ele vai estabelecer o nexo causal daquele paciente, ou seja, a origem daquela doença que pode ser em função de sua atividade profissional”, disse Luciana. Na região de Barbacena existem muitos casos de contaminação por agrotóxico e com o Cerest vai mudar a forma como a saúde pública trata esse tipo de agravo, advinda da atividade profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário