Pular para o conteúdo principal

INAUGURADO SERVIÇO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM BARBACENA



Os trabalhadores de Barbacena e da região já contam com um novo serviço público de saúde especializado em doenças profissionais: o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na rua Doutor Antonino Senna Figueiredo, no bairro Santa Tereza, onde funcionou o antigo Sanatório Barbacena. “Esse Centro vai atender na promoção e na prevenção de doenças acometidas ao trabalhador”, declarou o prefeito Martim Andrada ao colocar o novo serviço à disposição da comunidade.

Além de Barbacena, o Cerest vai atender trabalhadores de outros 14 municípios da microrregião assistidas pela Gerência Regional de Saúde (GRS), onde reside uma população de 350 mil pessoas. A referência técnica da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Caist) Soraya Wingester Vilas Boas, que veio a Barbacena para a solenidade, disse que o Cerest não funciona separado do Sistema Único de Saúde (SUS), mas que integra a rede. “O Cerest é para atender a todos os trabalhadores, da iniciativa privada, do serviço público, aposentados e até desempregados acometidos de doenças profissionais”, justificou.

O diretor do Demasp, Fernando Maluf Wutke fez um apelo para que os médicos encaminhem pacientes para o Centro de Referência. “É importante que os colegas médicos colaborem neste primeiro momento com o Cerest”, declarou. Segundo ele, a finalidade do Cerest é promover a saúde do trabalhador com ênfase nas ações preventivas e prestar assistência, orientação àquelas pessoas acometidas por doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

A coordenadora do Cerest, Luciana de Assis Amorim explicou que para ter acesso aos serviços o trabalhador deve que se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, conforme o caso, o médico indicará o atendimento. “Ele vai estabelecer o nexo causal daquele paciente, ou seja, a origem daquela doença que pode ser em função de sua atividade profissional”, disse Luciana. Na região de Barbacena existem muitos casos de contaminação por agrotóxico e com o Cerest vai mudar a forma como a saúde pública trata esse tipo de agravo, advinda da atividade profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAVRENSE INTEGRA LISTA FORBES "MULHERES DA GERAÇÃO Z QUE ESTÃO MUDANDO O AGRO"

Reconhecimento: Em 2025, foi destaque na lista Forbes Agro "Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro", que reconhece talentos jovens e promissores no agronegócio brasileiro Todo 15 de outubro, uma lista de mulheres é destacada pela Forbes nesse dia, como forma de homenagear o espaço conquistado de representação do universo feminino em movimento. Sim, porque elas arrastam outras mulheres. Em 2022, foi a vez da Lista Forbes “50 Grupos de Mulheres do Agro Brasil”; em 2023 veio a Lista Forbes “As 100 Mulheres Doutoras do Agro”, e no ano passado a Lista Forbes “As 50 Mulheres que Levam o Agro do Brasil para o Mundo”. Neste ano de 2025, a Lista Forbes “Mulheres da Geração Z Que Estão Mudando o Agro”, também conhecidas como “ Gen Z ” ou “ Zoomers ”, mostra os talentos femininos nascidos no início dos anos 1990 – com uma linha de corte até os anos 2010/2012 – ou seja mulheres na faixa dos 30 anos. E uma lavrense figura, com merecimento, nesta seleta lista: Nathalia Campos Vilel...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo.