Pular para o conteúdo principal

VIOLEIRO DE TRÊS CORAÇÕES LANÇA CD EM BH

O violeiro e compositor Pinho, editor da revista Viola Caipira, está lançando seu primeiro disco “Sina de Violeiro”. Pinho é o nome artístico de Pedro Lemos Fonseca Moreira Barbosa, 46 anos, mineiro de Três Corações. Filho do Dr. Pedro Moreira Barbosa e da escritora tricordiana Marcia Lemos Fonseca é neto do ex politico tricordiano Nelson Rezende Fonseca. Violeiro, músico e compositor em vários estilos musicais, ele iniciou sua carreira musical há 25 anos tocando e cantando em shows em festivais de Minas Gerais e São Paulo, com participações em bandas de Campinas (SP), onde morou por onze anos.
Há 5 anos despertou para a viola caipira, depois de atuar em vários gêneros, como MPB, Rock e Blues. O disco “Sina de Violeiro” surgiu desta profunda admiração pela viola e a convivência com violeiros de Três Corações. Pinho vem aprimorando sua forma de tocar através do aprendizado com violeiros como João Viola, Vicente Machado, Chico Lobo, Braz da Viola e o virtuoso Fernando Sodré, de quem foi aluno.

Além de músico, Pinho é publicitário, técnico em comunicação visual e responsável pela publicação da revista Viola Caipira.
“Sina de Violeiro”, com 12 faixas começa com o poema “Semente Caipira”, declamado pelo poeta caipira Euro Parrique. Nas outras 11 faixas, o musico explora suas habilidades com o lado compositor e instrumentista de viola caipira, com muitos solos e ponteados. Na faixa “Brincando com o Bambico”, Pinho faz uma dupla homenagem: ao seu avô Nelson, a quem ouvia tocar e cantar sambinhas caipiras na infância, e o próprio Bambico, mestre violeiro morto aos 38 anos, companheiro de Tião Carreiro, João Mulato, entre outros.

As participações especiais dão um tempero especial ao trabalho do violeiro, que convidou os cantores Cláudio Lacerda (São Paulo/SP), Victor Batista (Belo Horizonte) e Lu Sant’Anna ( Três Corações), para acompanhá-lo. O violeiro Tarcísio da Viola aparece em duas faixas: “Brincando com o Bambico” e “Pragabi”; o multiinstrumentista Cristiano Lemos ( Três Corações) está em “Caboclinha” ( Violões e viola caipira), “Brincando com Bambico” (cavaquinho e violão), e “Sina de Violeiro”, onde faz arranjo de piano.
Entre as outras participações estão: o sanfoneiro Tiago Peão (“Estrela Guia”); o percursionista Carlinhos Ferreira; o baixista Cristiano Valério; e o violeiro Fernando Sodré, fazendo solos com sua “violinha”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFLA CELEBRA CHEGADA DAS OITO PRIMEIRAS EMPRESAS RESIDENTES NO PARQUE TECNOLÓGICO IPÊTECH LAVRAS

Oito empresas receberam as chaves de suas instalações no parque tecnológico IpêTech Lavras na última quinta-feira (11/12). A entrega ocorreu durante o evento Virada de Chave, promovido pela Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), que celebrou o início do programa de residência no empreendimento. Os editais aos quais as empresas de base tecnológica se candidataram foram publicados em julho deste ano, em chamamento público de fluxo contínuo. As primeiras oito empresas residentes são a AgScam, que desenvolve tecnologias para o agro; a Biominas, com produção de soluções tecnológicas sustentáveis e estratégicas em Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG); a Coffee Experts, com tecnologias para o café; a Compilart Tecnologia, com soluções para o mercado de food service; a Levty, focada em serviços de transformação digital e softwares customizados; a Ceifa, voltada à inovação em mecanização agrícola; a Biomip Agentes Biológicos Ltda., com inovações em controle biológico de pr...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/