Pular para o conteúdo principal

VIOLEIRO DE TRÊS CORAÇÕES LANÇA CD EM BH

O violeiro e compositor Pinho, editor da revista Viola Caipira, está lançando seu primeiro disco “Sina de Violeiro”. Pinho é o nome artístico de Pedro Lemos Fonseca Moreira Barbosa, 46 anos, mineiro de Três Corações. Filho do Dr. Pedro Moreira Barbosa e da escritora tricordiana Marcia Lemos Fonseca é neto do ex politico tricordiano Nelson Rezende Fonseca. Violeiro, músico e compositor em vários estilos musicais, ele iniciou sua carreira musical há 25 anos tocando e cantando em shows em festivais de Minas Gerais e São Paulo, com participações em bandas de Campinas (SP), onde morou por onze anos.
Há 5 anos despertou para a viola caipira, depois de atuar em vários gêneros, como MPB, Rock e Blues. O disco “Sina de Violeiro” surgiu desta profunda admiração pela viola e a convivência com violeiros de Três Corações. Pinho vem aprimorando sua forma de tocar através do aprendizado com violeiros como João Viola, Vicente Machado, Chico Lobo, Braz da Viola e o virtuoso Fernando Sodré, de quem foi aluno.

Além de músico, Pinho é publicitário, técnico em comunicação visual e responsável pela publicação da revista Viola Caipira.
“Sina de Violeiro”, com 12 faixas começa com o poema “Semente Caipira”, declamado pelo poeta caipira Euro Parrique. Nas outras 11 faixas, o musico explora suas habilidades com o lado compositor e instrumentista de viola caipira, com muitos solos e ponteados. Na faixa “Brincando com o Bambico”, Pinho faz uma dupla homenagem: ao seu avô Nelson, a quem ouvia tocar e cantar sambinhas caipiras na infância, e o próprio Bambico, mestre violeiro morto aos 38 anos, companheiro de Tião Carreiro, João Mulato, entre outros.

As participações especiais dão um tempero especial ao trabalho do violeiro, que convidou os cantores Cláudio Lacerda (São Paulo/SP), Victor Batista (Belo Horizonte) e Lu Sant’Anna ( Três Corações), para acompanhá-lo. O violeiro Tarcísio da Viola aparece em duas faixas: “Brincando com o Bambico” e “Pragabi”; o multiinstrumentista Cristiano Lemos ( Três Corações) está em “Caboclinha” ( Violões e viola caipira), “Brincando com Bambico” (cavaquinho e violão), e “Sina de Violeiro”, onde faz arranjo de piano.
Entre as outras participações estão: o sanfoneiro Tiago Peão (“Estrela Guia”); o percursionista Carlinhos Ferreira; o baixista Cristiano Valério; e o violeiro Fernando Sodré, fazendo solos com sua “violinha”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

POÇOS REVITALIZA PÓRTICO

Começou nesta semana a revitalização do Pórtico de Poços de Caldas, no Marco Divisório, entrada para quem vem do estado de São Paulo. O local está recebendo nova pintura, externa e interna. Além disso, o madeiramento vai ser todo envernizado. A Secretaria de Serviços Públicos está fazendo a manutenção do paisagismo. “Estamos trocando o gramado, plantando novas flores e também árvores nas laterais para fazer uma ‘cortina verde’ de entrada. E também estamos reformando as calçadas”, informa o secretário da pasta, Antônio Donizette. “O pórtico é a principal entrada de Poços, por onde chegam a maioria dos turistas. Por isso, é importante manter o local revitalizado”, acrescenta. O turista que passa pelo pórtico pode receber informações e ajuda dos servidores municipais que ficam lá de segunda a sábado, das 9h30 às 18h30, e aos domingos, das 9h30 às 13h. O pórtico foi inaugurado em 2000.