Pular para o conteúdo principal

VESTIBULAR DE MEIO DE ANO DA UFLA É UM DOS MENOS INTERESSANTES



Você já parou e se fez esta pergunta: Vale a pena prestar vestibular no meio do ano? Sim, respondem os especialistas em coro. Se você já terminou o ensino médio e a graduação que você pretende cursar estiver com inscrições abertas, aproveite essa chance. As vagas costumam ser menos disputadas que nos chamados vestibulares de verão, do começo do ano.


Paulo Portela, coordenador do vestibular da UnB (Universidade de Brasília) lembra que, "no meio do ano, os alunos do 3º ano são treineiros" e isso diminui a concorrência. No processo seletivo da UnB, outra diferença favorece os marinheiros de segunda viagem: nessa época, todas as vagas vão para o vestibular. Já no vestibular de verão, parte delas é destinada ao processo seriado.


Exemplos dessa proporção entre candidatos e vagas menos competitiva estão na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e na Ufla (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais. Na primeira, a relação candidato por vaga de junho de 2007 foi de 13,9 contra os 14,6 do vestibular do final do ano. Já na Ufla, a concorrência nos mesmos períodos foi de 8,53 e 20,73, respectivamente.


Na Unesp, o perfil dos candidatos do vestibular de inverno também é diferente. "No meio do ano, há mais treineiros e os candidatos são um pouco mais velhos", diz Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Fundação Vunesp, instituição que elabora a prova da Unesp. Dentre as faculdades públicas, Minas Gerais é o Estado que tem o maior número de instituições com vestibular no meio do ano: são doze participantes.


O Paraná vem em segundo, com cinco, e Rio Grande do Sul vêm em terceiro, com três. São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, dentre outros, também têm exames nas públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO CUMPRE MANDADOS JUDICIAIS EM VIRTUDE DA RETIRADA FORÇADA DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM POUSO ALEGRE

A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Conforme apurado, os investigados retiravam essas pessoas da rua, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violência física O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a operação "Invisíveis", que investiga a prática reiterada de crimes relacionados a um processo de "limpeza social" da população em situação de rua, por parte de agentes públicos, em Pouso Alegre, no Sul do estado. A ação cumpriu ordem judicial de busca e apreensão em 10 endereços na cidade. Os crimes teriam ocorrido, ao longo de 2024, pelo menos, entre os meses de junho e setembro. São investigados agentes públicos municipais, um agente público estadual, além de particulares que, conforme apurado, promoviam a retirada forçada de pessoas das ruas do centro de Pouso Alegre, muitas vezes, mediante uso de arma de fogo, ameaças de morte e violên...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.