terça-feira, 27 de maio de 2008

VESTIBULAR DE MEIO DE ANO DA UFLA É UM DOS MENOS INTERESSANTES



Você já parou e se fez esta pergunta: Vale a pena prestar vestibular no meio do ano? Sim, respondem os especialistas em coro. Se você já terminou o ensino médio e a graduação que você pretende cursar estiver com inscrições abertas, aproveite essa chance. As vagas costumam ser menos disputadas que nos chamados vestibulares de verão, do começo do ano.


Paulo Portela, coordenador do vestibular da UnB (Universidade de Brasília) lembra que, "no meio do ano, os alunos do 3º ano são treineiros" e isso diminui a concorrência. No processo seletivo da UnB, outra diferença favorece os marinheiros de segunda viagem: nessa época, todas as vagas vão para o vestibular. Já no vestibular de verão, parte delas é destinada ao processo seriado.


Exemplos dessa proporção entre candidatos e vagas menos competitiva estão na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e na Ufla (Universidade Federal de Lavras), em Minas Gerais. Na primeira, a relação candidato por vaga de junho de 2007 foi de 13,9 contra os 14,6 do vestibular do final do ano. Já na Ufla, a concorrência nos mesmos períodos foi de 8,53 e 20,73, respectivamente.


Na Unesp, o perfil dos candidatos do vestibular de inverno também é diferente. "No meio do ano, há mais treineiros e os candidatos são um pouco mais velhos", diz Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Fundação Vunesp, instituição que elabora a prova da Unesp. Dentre as faculdades públicas, Minas Gerais é o Estado que tem o maior número de instituições com vestibular no meio do ano: são doze participantes.


O Paraná vem em segundo, com cinco, e Rio Grande do Sul vêm em terceiro, com três. São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, dentre outros, também têm exames nas públicas.

Nenhum comentário: