Pular para o conteúdo principal

PATRIARCA - 245 ANOS: O HOMEM DAS AMÉRICAS

A importância de José Bonifácio de Andrada e Silva não se resume somente à Independência do Brasil. A participação direta na Abolição da escravatura e um extenso estudo sobre mineralogia também fazem parte do currículo deste ilustre santista.


O início das preocupações com a ecologia e o meio ambiente no Brasil foi marcado formalmente pelo chamado movimento verde, que se deu com os alemães em 1980. No entanto, um século e meio antes, o estadista brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva - cognominado o Patriarca da Independência – já demonstrava preocupação em relação a uma utilização racional do território do país.


Bonifácio era contra o escravismo e dizia que a oligarquia estulta era responsável por reduzir este país fertilíssimo a um estéril deserto. Uma das correntes, herdando os ideais de Bonifácio, era a do anti-escravismo, cujos principais nomes eram os abolicionistas Nicolau Moreira, Joaquim Nabuco e André Rebouças.


Em 1945 a Sexta Avenida em Nova Iorque passou a ser chamada de Avenida das Américas. O então prefeito de Nova York, Fiorello LaGuardia, teve a idéia de homenagear os líderes americanos, lembrando sempre dos ideais de liberdade e independência. Entre os homenageados, José Bonifácio de Andrada e Silva (foto). Na próxima semana, dia 13, sexta-feira, estaremos comemorando o aniversário de nascimento de um dos mais ilustres personagens da história do nosso país.


*Santos, 13 de junho de 1763
+ Niterói, 6 de abril de 1838

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...