sexta-feira, 27 de junho de 2008

REGIÃO GANHA UM DOS MELHORES CENTROS DE PERÍCIA DO ESTADO

Em uma parceria entre a prefeitura de Três Corações e a 34ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), chefiada pelo delegado Marco Aurélio Chauke Piovesan, já se encontra em funcionamento na cidade um dos Centros de Perícia (Perícia Criminal e Medicina Legal) mais bem estruturados do Estado. A parceria resolveu um problema histórico de Três Corações: a falta de médicos legistas por mais de 10 anos.


Antes era necessário realizar os exames na cidade de Varginha, causando grande transtorno para os familiares das vítimas. A Perícia Criminal do Estado de Minas Gerais é constituída por policiais Ccivis com curso superior. Os peritos criminais são profissionais especializados em encontrar ou proporcionar a chamada prova material ou prova pericial, mediante a coleta e análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos, de forma a vincular o suspeito à cena do crime, ou inocentar alguém erroneamente acusado.


Em Três Corações, a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal funcionam de forma integrada em um posto recentemente estabelecido à avenida Deputado Renato Azeredo, nº. 1561, cujo prédio foi cedido pela Prefeitura Municipal. O responsável pelo gerenciamento das operações do Posto é o perito-criminal Cláudio Vilela, enquanto a agente de Polícia, Vania Carla é a gerente administrativa. O Posto, que dispõe de equipamentos modernos, conta com cinco Peritos Criminais e quatro Médicos Legistas, além dos funcionários auxiliares, que têm as funções de recepcionar, gerenciar e cuidar da manutenção do estabelecimento.


O Centro de Perícia, juntamente com profissionais voluntários e os professores Antônio Tibúrcio e Agnus Azevedo, ambos do curso de ciências da computação da Unincor, estão desenvolvendo um dos mais grandiosos e revolucionários projetos de apoio à Ciência Forense.

Contando com o apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social e da Chefia da Polícia Civil, a execução do Projeto denominado F3SMG (“Forensic Science Support System”-MG) apresenta prioridade máxima. Tem como objetivo geral o desenvolvimento e implantação de um sistema de informação que permitirá a modernização da gestão da criminalística e da medicina-legal em todo o Estado de Minas Gerais.


Nenhum comentário: