Pular para o conteúdo principal

REGIÃO GANHA UM DOS MELHORES CENTROS DE PERÍCIA DO ESTADO

Em uma parceria entre a prefeitura de Três Corações e a 34ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), chefiada pelo delegado Marco Aurélio Chauke Piovesan, já se encontra em funcionamento na cidade um dos Centros de Perícia (Perícia Criminal e Medicina Legal) mais bem estruturados do Estado. A parceria resolveu um problema histórico de Três Corações: a falta de médicos legistas por mais de 10 anos.


Antes era necessário realizar os exames na cidade de Varginha, causando grande transtorno para os familiares das vítimas. A Perícia Criminal do Estado de Minas Gerais é constituída por policiais Ccivis com curso superior. Os peritos criminais são profissionais especializados em encontrar ou proporcionar a chamada prova material ou prova pericial, mediante a coleta e análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos, de forma a vincular o suspeito à cena do crime, ou inocentar alguém erroneamente acusado.


Em Três Corações, a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal funcionam de forma integrada em um posto recentemente estabelecido à avenida Deputado Renato Azeredo, nº. 1561, cujo prédio foi cedido pela Prefeitura Municipal. O responsável pelo gerenciamento das operações do Posto é o perito-criminal Cláudio Vilela, enquanto a agente de Polícia, Vania Carla é a gerente administrativa. O Posto, que dispõe de equipamentos modernos, conta com cinco Peritos Criminais e quatro Médicos Legistas, além dos funcionários auxiliares, que têm as funções de recepcionar, gerenciar e cuidar da manutenção do estabelecimento.


O Centro de Perícia, juntamente com profissionais voluntários e os professores Antônio Tibúrcio e Agnus Azevedo, ambos do curso de ciências da computação da Unincor, estão desenvolvendo um dos mais grandiosos e revolucionários projetos de apoio à Ciência Forense.

Contando com o apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social e da Chefia da Polícia Civil, a execução do Projeto denominado F3SMG (“Forensic Science Support System”-MG) apresenta prioridade máxima. Tem como objetivo geral o desenvolvimento e implantação de um sistema de informação que permitirá a modernização da gestão da criminalística e da medicina-legal em todo o Estado de Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.