Pular para o conteúdo principal

REGIÃO GANHA UM DOS MELHORES CENTROS DE PERÍCIA DO ESTADO

Em uma parceria entre a prefeitura de Três Corações e a 34ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), chefiada pelo delegado Marco Aurélio Chauke Piovesan, já se encontra em funcionamento na cidade um dos Centros de Perícia (Perícia Criminal e Medicina Legal) mais bem estruturados do Estado. A parceria resolveu um problema histórico de Três Corações: a falta de médicos legistas por mais de 10 anos.


Antes era necessário realizar os exames na cidade de Varginha, causando grande transtorno para os familiares das vítimas. A Perícia Criminal do Estado de Minas Gerais é constituída por policiais Ccivis com curso superior. Os peritos criminais são profissionais especializados em encontrar ou proporcionar a chamada prova material ou prova pericial, mediante a coleta e análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos, de forma a vincular o suspeito à cena do crime, ou inocentar alguém erroneamente acusado.


Em Três Corações, a Perícia Criminal e o Instituto Médico Legal funcionam de forma integrada em um posto recentemente estabelecido à avenida Deputado Renato Azeredo, nº. 1561, cujo prédio foi cedido pela Prefeitura Municipal. O responsável pelo gerenciamento das operações do Posto é o perito-criminal Cláudio Vilela, enquanto a agente de Polícia, Vania Carla é a gerente administrativa. O Posto, que dispõe de equipamentos modernos, conta com cinco Peritos Criminais e quatro Médicos Legistas, além dos funcionários auxiliares, que têm as funções de recepcionar, gerenciar e cuidar da manutenção do estabelecimento.


O Centro de Perícia, juntamente com profissionais voluntários e os professores Antônio Tibúrcio e Agnus Azevedo, ambos do curso de ciências da computação da Unincor, estão desenvolvendo um dos mais grandiosos e revolucionários projetos de apoio à Ciência Forense.

Contando com o apoio da Secretaria de Estado de Defesa Social e da Chefia da Polícia Civil, a execução do Projeto denominado F3SMG (“Forensic Science Support System”-MG) apresenta prioridade máxima. Tem como objetivo geral o desenvolvimento e implantação de um sistema de informação que permitirá a modernização da gestão da criminalística e da medicina-legal em todo o Estado de Minas Gerais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...