Pular para o conteúdo principal

RETA FINAL

Carlos Edyl

A metáfora é mais que exata. A imagem é perfeita. Chegamos enfim na reta final da disputa eleitoral. Os candidatos saem da última curva e já enxergam a linha de chegada. Se essa corrida para alguns foi uma autêntica maratona, já que estão se preparando e correndo há muitos e muitos anos, para outros é uma corrida de velocidade, onde o que vale mesmo é o fôlego para o ‘sprint’, a arrancada final.

PROFETAS DE SEUS INTERESSES

Apesar dos incontáveis videntes e profetas eleitorais, que já antecipam o resultado que, somente para eles, iluminados que são, já é visível, o certo é que não está nada definido.

E quer saber? Nem estará tão cedo. Em que pese o eventual favoritismo de um ou outro, qualquer fato, de relevância razoável, poderá refletir no crescimento – ou na queda – das candidaturas. Conseqüentemente, influenciando o resultado final. Ou seja, somente nos instantes derradeiros mesmo é que se poderá ter alguma certeza.

PRIMEIRA DIVISÃO

Mesmo que pesquisas feitas por encomenda, ao gosto do freguês, e que tentam espalhar por aí dando conta disso ou daquilo, não há pesquisa eleitoral alguma que diga o que o cidadão sensato – desinteressado diretamente- já sabe: Dos dez candidatos, cinco chegam à reta final com alguma chance de vencer. Os outros cinco são coadjuvantes, alguns abrilhantando a disputa, e outros banalizando o processo eleitoral com a insistência em forjar uma liderança não legitimada ao lançar a candidatura para o cargo máximo do município.

MINORIA IRÁ ELEGER PRÓXIMO PREFEITO

Diante um universo previsto de 45mil votos válidos, presume-se que 15 mil votos serão suficientes para eleger o próximo prefeito. Seguindo esse mesmo raciocínio, e constatando que Faustinho, Chiba, Luiz Vilela, Celso e mesmo Jorge Machado possuem um eleitorado cativo, variando entre 5 a 10 mil votos. Ou seja, se conseguirem somar mais um bocado de votos a esse eleitorado cativo, chega perto da marca dos 15 mil.


Daí a possibilidade de algum fato, nem precisa ser de suma importância, mas de relevância relativa ter o poder de decidir a eleição, dando – ou tirando- alguns milhares de votos de qualquer desses candidatos.


A ironia fica por conta de que a minoria, 15 mil votos, elegerá o próximo prefeito. Sintomas da nossa canhestra democracia tupiniquim, já que a grande maioria, 30mil, não terá votado no próximo prefeito.

FAUSTINHO E CHIBA

Expliquemos, antes que impeçam o desenrolar do raciocínio: Faustinho tem seu eleitorado cativo, uma significativa militância voluntária que o acompanha há tempos.
Chiba possui a chance de herdar os votos do atual prefeito Gordo Dentista, e gostando ou não gostando, todos sabem que são votos numerosos. Resta saber até que ponto será essa transferência.

LUIZ VILELA, DR. CELSO E JORGE MACHADO

Luiz Vilela está a bastante tempo trabalhando, e ainda conta com votos a serem herdados do seu primo, ex-deputado Ailton Vilela, até a pouco o grande e inquestionável ‘cacique’ político local. Dr. Celso também possui um eleitorado fiel, passível de ser incrementado pela sua simpatia pessoal e carisma.


Jorge Machado está acionando suas lideranças espalhadas nos bairros, visando traduzir sua popularidade por votos.

RESULTADO NO ÚLTIMO INSTANTE

Bem, explicações feitas, voltemos ao raciocínio:


Esses cinco candidatos, uns mais outros menos, possuem alguns milhares de votos cativos, o que significa que na hora ‘H’, por ação do imponderável e do imprevisível, qualquer um desses pode dar uma acelerada e chegar à frente de seus oponentes, ainda que por pequena margem de votos de diferença.


Enquanto os demais irão pulverizar os votos entre eles.

A HORA ‘H’


Então, fique esperto porque é a partir de agora que tudo se define.
Que a sorte esteja sempre conosco.

.............................................................................................................................................

Carlos Edyl Santiago Filho, jornalista, funcionário público municipal, conhece quase todos os profetas e sabichões de plantão, mas não acredita em nenhum deles. Sabe também muito bem em quem NÃO vai votar nas próximas eleições. Editor do site http://www.comtc.com.br/
Contatos: carlosedyl@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...