Pular para o conteúdo principal

RETA FINAL

Carlos Edyl

A metáfora é mais que exata. A imagem é perfeita. Chegamos enfim na reta final da disputa eleitoral. Os candidatos saem da última curva e já enxergam a linha de chegada. Se essa corrida para alguns foi uma autêntica maratona, já que estão se preparando e correndo há muitos e muitos anos, para outros é uma corrida de velocidade, onde o que vale mesmo é o fôlego para o ‘sprint’, a arrancada final.

PROFETAS DE SEUS INTERESSES

Apesar dos incontáveis videntes e profetas eleitorais, que já antecipam o resultado que, somente para eles, iluminados que são, já é visível, o certo é que não está nada definido.

E quer saber? Nem estará tão cedo. Em que pese o eventual favoritismo de um ou outro, qualquer fato, de relevância razoável, poderá refletir no crescimento – ou na queda – das candidaturas. Conseqüentemente, influenciando o resultado final. Ou seja, somente nos instantes derradeiros mesmo é que se poderá ter alguma certeza.

PRIMEIRA DIVISÃO

Mesmo que pesquisas feitas por encomenda, ao gosto do freguês, e que tentam espalhar por aí dando conta disso ou daquilo, não há pesquisa eleitoral alguma que diga o que o cidadão sensato – desinteressado diretamente- já sabe: Dos dez candidatos, cinco chegam à reta final com alguma chance de vencer. Os outros cinco são coadjuvantes, alguns abrilhantando a disputa, e outros banalizando o processo eleitoral com a insistência em forjar uma liderança não legitimada ao lançar a candidatura para o cargo máximo do município.

MINORIA IRÁ ELEGER PRÓXIMO PREFEITO

Diante um universo previsto de 45mil votos válidos, presume-se que 15 mil votos serão suficientes para eleger o próximo prefeito. Seguindo esse mesmo raciocínio, e constatando que Faustinho, Chiba, Luiz Vilela, Celso e mesmo Jorge Machado possuem um eleitorado cativo, variando entre 5 a 10 mil votos. Ou seja, se conseguirem somar mais um bocado de votos a esse eleitorado cativo, chega perto da marca dos 15 mil.


Daí a possibilidade de algum fato, nem precisa ser de suma importância, mas de relevância relativa ter o poder de decidir a eleição, dando – ou tirando- alguns milhares de votos de qualquer desses candidatos.


A ironia fica por conta de que a minoria, 15 mil votos, elegerá o próximo prefeito. Sintomas da nossa canhestra democracia tupiniquim, já que a grande maioria, 30mil, não terá votado no próximo prefeito.

FAUSTINHO E CHIBA

Expliquemos, antes que impeçam o desenrolar do raciocínio: Faustinho tem seu eleitorado cativo, uma significativa militância voluntária que o acompanha há tempos.
Chiba possui a chance de herdar os votos do atual prefeito Gordo Dentista, e gostando ou não gostando, todos sabem que são votos numerosos. Resta saber até que ponto será essa transferência.

LUIZ VILELA, DR. CELSO E JORGE MACHADO

Luiz Vilela está a bastante tempo trabalhando, e ainda conta com votos a serem herdados do seu primo, ex-deputado Ailton Vilela, até a pouco o grande e inquestionável ‘cacique’ político local. Dr. Celso também possui um eleitorado fiel, passível de ser incrementado pela sua simpatia pessoal e carisma.


Jorge Machado está acionando suas lideranças espalhadas nos bairros, visando traduzir sua popularidade por votos.

RESULTADO NO ÚLTIMO INSTANTE

Bem, explicações feitas, voltemos ao raciocínio:


Esses cinco candidatos, uns mais outros menos, possuem alguns milhares de votos cativos, o que significa que na hora ‘H’, por ação do imponderável e do imprevisível, qualquer um desses pode dar uma acelerada e chegar à frente de seus oponentes, ainda que por pequena margem de votos de diferença.


Enquanto os demais irão pulverizar os votos entre eles.

A HORA ‘H’


Então, fique esperto porque é a partir de agora que tudo se define.
Que a sorte esteja sempre conosco.

.............................................................................................................................................

Carlos Edyl Santiago Filho, jornalista, funcionário público municipal, conhece quase todos os profetas e sabichões de plantão, mas não acredita em nenhum deles. Sabe também muito bem em quem NÃO vai votar nas próximas eleições. Editor do site http://www.comtc.com.br/
Contatos: carlosedyl@uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.