quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MDA APROVA PROJETO PARA AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTO ANTÔNIO DO AMPARO

Em dezembro a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) liderou o ranking de aprovação de projetos na seleção pública de propostas de pesquisa e extensão tecnológica para Produção de Tecnologias, Conhecimentos Apropriados, e Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e selecionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Das 56 propostas aprovadas 18 são da Epamig, o que corresponde a 32% do total de propostas. Outras Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) tiveram no máximo cinco propostas aprovadas. Em outubro a Epamig também liderou o ranking de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


No Sul de Minas o projeto do pesquisador Gladyston Carvalho Revitalização da Cafeicultura com enfoque no sistema de produção familiar em dois municípios do Sul de Minas Gerais pretende caracterizar e monitorar as áreas cafeeiras dos municípios de Santo Antônio do Amparo e São Sebastião do Paraíso, bem como divulgar tecnologias geradas e capacitar agricultores familiares visando à revitalização da cafeicultura familiar através da inserção de tecnologias específicas para o sistema de produção da cafeicultura familiar.


Para Gladyston não se pode negar a importância que agricultura familiar possui na economia do país sendo, por isto, relevante estudá-la. "Após 36 meses de execução, esse projeto permitirá caracterizar e monitorar as áreas cafeeiras, disponibilizar tecnologias viáveis para a realidade desses produtores, por meio de processos de avaliação de campo que estão ao alcance dos agricultores e apoiados pela avaliação em laboratório de análise química do solo, além de demonstração em campo de lavouras utilizando 'tecnologias apropriadas para a cafeicultura familiar' e dias de campo", explica.

Nenhum comentário: