Pular para o conteúdo principal

DESCASO DA POPULAÇÃO AMEAÇA SAÚDE DE COLETORES DE LIXO

por Gazeta de Varginha

Cinco dos 40 coletores de lixo que trabalham em Varginha estão afastados. O lixo mal embalado tem se tornado o principal inimigo destes trabalhadores. De acordo com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho da Prefeitura de Varginha (SESMT), só em 2008 foram 21 casos motivados por objetos cortantes mal embalados para o descarte. De acordo com o SESMT, a atividade de coleta de lixo representa 10% de todos os acidentes de trabalho ocorridos no Brasil. Mesmo com luvas e outros equipamentos de segurança, o número de trabalhadores feridos pelo lixo é considerado alto em Varginha. "Os coletores tem se machucado constantemente mesmo usando os equipamentos adequados de segurança" como informa o Chefe do Departamento de Limpeza Urbana Edelson Antônio Braga.


Na última semana um coletor de lixo que trabalhava no bairro Centenário chegou a registrar o Boletim de Ocorrência após ter sido ferido por uma agulha que estava solta dentro da sacola plástica. Ao cortar a mão, o coletor fica afastado de cinco a dez dias dependendo da gravidade. Quando tem a mão perfurada por agulha, precisa fazer 12 tipos de exames para detectar alguma contaminação. O coletor ainda deve fazer novos exames após 30, 60 e 180 dias do acidente ocorrido. Para o Chefe de Limpeza Urbana, esses tipos de acidentes poderiam ser completamente evitados se a população tivesse mais cuidado na hora de descartar lâmpadas, copos, louças, latas de alumínio e outros objetos cortantes.


Pregos, parafusos e lascas de madeira também são extremamente perigosos para os coletores. Edelson ainda destaca que se estes materiais forem embalados com jornal, papelão ou até mesmo o simples ato de dobrar para dentro a tapa serrilhada da lata de conserva, o trabalho ofereceria menos perigo. Cerca de 80 a 100 mil quilos de lixo são produzidos diariamente em Varginha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.