
O supervisor do DNIT-Oliveira, Sílvio Duarte Melo, explicou que o reperfilamento consiste em recortar os buracos, em locais onde o asfalto está muito ruim, seguido da colocação de massa asfáltica. “Além disto, a empresa responsável pelo serviço, a Construtora Oriente, vencedora da licitação, fará a drenagem e a manutenção da rodovia por dois anos”, adiantou. E completou: “O reperfilamento é bem mais significativo que um simples tapa-buraco”.
Crema - Primeira etapa
Neste primeiro momento, está acontecendo o reperfilamento do asfalto, com recomposição dos buracos no trecho compreendido entre São João de-Rei e Lavras. Trata-se do convênio intitulado Crema-1ª etapa, cuja licitação aconteceu no final de dezembro de 2008. O serviço é feito pela Construtora Oriente, do Rio de Janeiro, que foi a vencedora da licitação, no valor de R$ 17 milhões. Além disso, a empresa será a responsável pela manutenção, por dois anos, da referida rodovia.
Reação
Nem bem começaram as obras e os motoristas já demonstraram satisfação com a recuperação da rodovia. Aloísio Santana, de São Paulo, que passa pelo local toda semana, falou que ficou surpreendido quando viu os homens na pista, arrumando os buracos. “É bom demais ver isso”, comentou. O açougueiro Robson Sander Carvalho, que reside em Itumirim e ali trafega todos os dias, afirmou categórico: “Dessa vez, vai resolver o problema”. O caminhoneiro Isael de Oliveira, de Ipatinga, que transita pela 265, três vezes por semana, comentou que a recuperação é muito boa para a segurança. E completou: “O Governo Federal está resolvendo o problema das estradas brasileiras”.
Crema - Segunda etapa
Com relação à construção da terceira pista, Lopes informou que o projeto ainda se encontra em fase de adequação e aprovação. A previsão é que a obra, orçada em R$ 80 milhões, se inicie até o final de 2009. Sílvio Duarte explicou que trata-se do Crema-Segunda etapa, que consiste na construção do acostamento e terceira faixa nos pontos mais críticos. “A vencedora do processo foi a Vega-Empresa de Consultoria, que fará os levantamentos necessários, para, depois, licitarmos a obra”, explicou o supervisor do DNIT.
Acesso à Fernão Dias
O serviço, também já em andamento, é a duplicação do acesso do trevo de Lavras à Fernão Dias, a BR-381. Segundo informou Sílvio Duarte, falta, apenas, a licença ambiental para a empresa instalar, no local, a usina de asfalto. Estão sendo investidos em torno de R$ 25 milhões.
São João/Barbacena
Além dessas três etapas, está acontecendo, no trecho São João a Barbacena, especificamente entre os trevos da Av. 8 de Dezembro e Tijuco, cujo trecho é de responsabilidade do DNIT-Juiz de Fora, a manutenção da estrada. Trata-se de um recapeamento de 3 cm de espessura, realizado do Km 257 ao Km 261,5. O contrato já firmado, anteriormente, é de manutenção da via.
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